Capa / Agropecuária / Mato Grosso tem alerta de ‘seca extrema’

Mato Grosso tem alerta de ‘seca extrema’

Seis dos 18 principais polos econômicos de Mato Grosso estão na rota da seca extrema nos próximos meses, segundo a última atualização do Monitor da Seca. A previsão é que os de impactos sejam de curto prazo (até quatro meses) e longo prazo (por mais de 12 meses). Segundo a instituição autora do Mapa da Seca, a seca e o déficit de umidade devem causar impactos sociais, ambientais e econômicos por um longo do tempo.

Áreas de agricultura e pecuária estão no caminho da secura prevista pelos analistas da entidade. O Monitor da Seca passou a incluir análises sobre o clima de Mato Grosso a partir de junho de 2021. O estado fez sua estreia no mapa com previsões de seca extrema para as regiões Centro-Sul e Sudeste, onde estão alguns de seus principais polos econômicos. O restante de Mato Grosso tem previsão de seca ‘fraca’.

Estão sob o risco de seca extrema os municípios de Cuiabá, Cáceres e Tangará da Serra, na região Sul; Rondonópolis, Barra do Garças e Primavera do Leste, na região Sudeste.

O alerta de mais seca para o estado remete a um passado recente de perdas ocasionadas pela estiagem, cujas consequências ainda estão sendo contabilizadas.

“Na perspectiva da agricultura, as condições climáticas irregulares impactaram diretamente no desempenho da produção da safra 20/21. A semeadura e colheita da soja foi prejudicada, o que implicou no atraso da segunda safra de milho e de algodão. Essas duas apresentaram grande redução na produtividade”, avaliam especialistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Para fazer a classificação de severidade da seca iminente, o Monitor utiliza uma escala de 0 a 4 para identificar as áreas conforme a intensidade. As previsões para algumas regiões do estado são pouco favoráveis para o agronegócio.

“Em Mato Grosso, devido às chuvas abaixo da normalidade nos últimos meses, verifica-se condições de secas moderada (S1), grave (S2) e extrema (S3) no Sul e Sudeste. No restante do estado, há predomínio de seca fraca (S0). Os impactos são de curto e longo prazo no Sul, Sudeste e no extremo Nordeste, e de curto prazo nas demais áreas”, descreve o relatório do Monitor da Seca.

A seca extrema está no penúltimo estágio de severidade. Ocorre quando as precipitações ficam abaixo do percentil 5%. Nessas condições, há riscos de grandes perdas de culturas e pastagens, escassez de água generalizada ou restrições hídricas. Abaixo da seca extrema só há a ‘excepcional’, com precipitações abaixo de 2%.

ALERTA DE PREJUÍZOS – Dentre as principais atividades econômicas das regiões que podem sofrer perdas com a seca extrema no Sudoeste de Mato Grosso estão a pecuária (Barra do Garças), a agricultura (Primavera do Leste) e a cana-de-açúcar (Jaciara). Essas três atividades também estão ameaçadas em Rondonópolis, que possui atividade diversificada.

Já os riscos de seca severa no Sul de Mato Grosso sondam a principal atividade econômica do local formado pelo Pantanal: a pecuária extensiva. A região ainda se recupera das queimadas do ano passado, que consumiram o bioma, enfraquecendo pastos e a biodiversidade.

Na parte da região Sul formada pela chamada Baixada Cuiabana, a pecuária também é a principal atividade econômica. Já no Planalto do Parecis o sistema produtivo se diversifica, tendo culturas perenes, cana-de-açúcar e também pecuária.
DADOS TÉCNICOS DA PESQUISA: Para o traçado do mapa do Monitor de Secas de junho de 2021, foram utilizadas as considerações feitas na videoconferência realizada no dia 08/06/2021 por representantes da ANA e das instituições autoras: INEMA-BA, APAC-PE, FUNCEME-CE, IGAM-MG e INCAPER-ES.

Na etapa de validação do mapa, diversas instituições estaduais parceiras contribuíram com dados complementares de suas redes de monitoramento e/ou informações de campo repassadas pelos observadores de impactos locais. Os trabalhos foram coordenados pela equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Instituição Central do Programa Monitor de Secas.

Estadão Mato Grosso

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top