Capa / Gerais / Aprovação da CoronaVac pela OMS deve facilitar entrada de brasileiros na Europa

Aprovação da CoronaVac pela OMS deve facilitar entrada de brasileiros na Europa

aprovação do uso emergencial da CoronaVac pela OMS (Organização Mundial da Saúde) abre caminho para que turistas brasileiros possam voltar a entrar na Europa. A retomada das viagens, no entanto, depende de outros fatores –como o quão controlada está a pandemia da covid-19 no Brasil.

A União Europeia discute atualmente a adoção de um certificado digital para permitir a livre circulação de residentes do bloco que estejam imunizados contra a covid-19. Esse passaporte retiraria a exigência de medidas sanitárias como testes e quarentena.

Apesar do documento ser inicialmente apenas para cidadãos dos 27 membros da UE, o texto prevê que cada país tenha autonomia para decidir se aceita certificados emitidos em outras nações.

A ideia é que o certificado entre em vigor em julho. O texto elaborado no Parlamento contempla as vacinas aprovadas pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos) –Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen– e libera os países para expandirem essa lista com vacinas que tenham o aval da OMS, como a CoronaVac.

Ou seja, os Estados-membros podem aprovar a entrada de brasileiros vacinados com todos os imunizantes aplicados no Brasil. A medida deve ser importante para nações que dependem do turismo, como Portugal. O país é um dos principais destinos dos brasileiros.

A CoronaVac é aplicada no Brasil desde janeiro deste ano. Por mais de 3 meses, foi o principal imunizante utilizado no PNI (Programa Nacional de Imunização). Em maio, a AstraZeneca se tornou a vacina mais usada no mês, como mostrado pelo Poder360.

SITUAÇÃO DA PANDEMIA

Mesmo com o certificado de vacinação, brasileiros podem seguir impedidos de entrar na União Europeia se a pandemia não estiver controlada. Isso porque os países membros têm regras comuns para definir quais locais são considerados seguros para viagens não essenciais.

Entre os critérios está o número de novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Para ser considerado seguro, esse valor deve ser inferior a 75. A incidência no Brasil está atualmente em torno dos 300 novos casos por 100 mil habitantes, segundo o Our World in Data.

Hoje, viajantes que saem do Brasil só podem entrar na UE se a viagem for essencial. Vários países exigem, além do teste negativo para covid-19, que seja cumprida quarentena.

VACINAÇÃO NO BRASIL

O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid em 46.927.023 pessoas até às 22h de 3ª feira (1º.jun.2021). Dessas, 22.544.401 receberam a 2ª dose. Ao todo, 69.471.424 doses foram administradas no país.

O número de vacinados com ao menos uma dose equivale a 22% da população, conforme a projeção para 2021 de habitantes feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que receberam as duas doses são 10,6%.

Marina Ferraz – Poder 360

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top