Capa / Em Destaque / Em nova revisão de cronograma, Queiroga prevê chegada de metade das doses previstas para abril

Em nova revisão de cronograma, Queiroga prevê chegada de metade das doses previstas para abril

O cronograma de distribuição de doses da vacina no Programa Nacional de Vacinação foi revisto mais uma vez. Na última quarta-feira (31), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que em abril a previsão é receber e pouco mais da metade das doses previstas anteriormente.

Segundo Queiroga, a previsão é de que sejam 25,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 neste mês. Em 19 de março, último cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, o número era de 47,3 milhões de doses.

Anteriormente eram esperadas:

•             Fiocruz/AstraZeneca (doses importadas): 2 milhões

•             Fiocruz/AstraZeneca (doses envazadas no Brasil): 2,1 milhões

•             Butantan/Coronavac – 15,7 milhões

•             Bharat Biotech/Precisa Medicamentos/Covaxin – 8 milhões

•             União Química/Sputnik – 400 mil

As principais baixas são da Covaxin e da Sputnik. Nenhuma das vacinas recebeu autorização de uso emergencial por parte da Anvisa. Na última quarta-feira, a agência reguladora aprovou emergencialmente a vacina da Janssen, mas não há previsão de que doses da vacina cheguem ainda em abril.

Outro problema no cronograma diz respeito às doses importadas da vacina da Oxford. Ainda não há data para que as vacinas cheguem ao Brasil.

“Em relação a vacinas, em abril, previsão de 25,5 milhões de doses. Há atrasos na entrega das duas principais indústrias nacionais, Butantan e Fiocruz, há questão da vacina indiana, que a Anvisa ontem suspendeu a planta”, explicou Queiroga, referindo-se à decisão da Anvisa de negar o certificado de boas práticas à Bharat Biotech, produtora da Covaxin.

Leia mais em Yahoo Notícias

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top