Capa / Em Destaque / Resista ao sedentarismo e faça exercícios em casa durante a quarentena

Resista ao sedentarismo e faça exercícios em casa durante a quarentena

Doing exercise with my lazy dog

Manter a saúde física e mental nem sempre é fácil, ainda mais em um momento de exceção. Especialistas concordam que é benéfico seguir uma rotina de exercícios, mesmo que seja em casa. Preservar hábitos saudáveis e alimentação equilibrada podem melhorar seu bem-estar e qualidade de vida, principalmente nesse período. É indicado que se escolha um ambiente arejado ou aberto para melhorar as condições de trabalho do metabolismo e para que não haja lesões nos músculos e articulações ou exija força diferente para cada lado do corpo é necessário que esse espaço seja plano.

Antes de iniciar as atividades faça alongamento e aquecimento, que são fundamentais antes de qualquer atividade física para que o sangue circule e ative os membros superiores e inferiores. Sem eles suas chances de sofrer algum tipo de lesão aumentam. O mais importante na hora de se exercitar sem um profissional ao seu lado é fazer os movimentos devagar e de maneira correta.

Pular corda é uma ótima opção de exercício aeróbico, pois, em 15 minutos você pode perder até 180 calorias o que equivale a 1 hora de caminhada. A corda fortalece os ossos e os membros inferiores, se não está acostumado com essa atividade não se preocupe, o ritmo e coordenação vem com o tempo e a prática. Na hora de pular corda opte por roupas confortáveis, tênis que suporte o impacto dos pulos. Para evitar lesões nas articulações mantenha sempre o corpo reto, olhando para frente, assim, você só precisa de uma boa corda e dedicar poucos minutos para obter bons resultados.

A flexão também é um exercício extremamente importante, ela fortalece a região dos ombros, peito e braços. Você pode começar a atividade com 3 séries de 10 movimentos cada e um intervalo de 2 minutos entre as séries. Para fazê-lo corretamente, seus braços devem estar alinhados com seu peitoral e abertos em uma posição que seus cotovelos dobrem aproximadamente até 90 graus. Para os iniciantes e que ainda não conseguem fazer o movimento completo, apoiar os joelhos no chão é uma opção, sempre contraia o abdômen para evitar lesões na lombar.

Exercícios como prancha no solo, que fortalecem abdômen, lombar, costas e tronco; agachamento que trabalha coxas e glúteos; e abdominais também podem ser feitos em casa sozinho ou com o auxílio de vídeos aulas. O recreador do Aquarela das Artes Bairro Planejado da JMD Urbanismo em parceria com a Zellmenn, em Sinop, Henrique Gonçalves, fez dois vídeos aulas com atividades para incentivar as pessoas a saírem do sofá nessa época de pandemia. Eles estão disponíveis no instagram da Associação Aquarela das Artes.

Em Alta Floresta o Aquarela Hamoa Bairro Planejado Aberto da JMD em parceria com a Família Arpini, também disponibilizará um recreador para auxiliar os moradores em suas atividades físicas. Ele será contratado pela associação que fará a gestão administrativa do bairro com o objetivo de promover a interação, a harmonia e o convívio entre as pessoas e as famílias. Além de ficar responsável por criar torneios esportivos adulto e infantil, festas temáticas, entre outras diversas atividades que fomentarão a diversão, sociabilidade e networking no bairro.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top