Capa / Nacionais / Coronavírus: morre desenhista Daniel Azulay

Coronavírus: morre desenhista Daniel Azulay

Daniel Azulay ficou conhecido no Brasil como o desenhista e educador responsável pela criação da “Turma do lambe-lambe”, um grupo de personagens infantis que protagonizou programas de TV e quadrinhos. Ele morreu aos 72 nesta sexta-feira (27) vítima do novo coronavírus, no Rio de Janeiro.

Nascido no Rio em 30 de maio de 1947, Azulay foi um desenhista autodidata que se formou em Direito pela Universidade Cândido Mendes em 1969. Na mesma época, começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos e cartuns em revistas e jornais.

Com o tempo, também se provou pintor, músico, escritor, ilustrador de livros infantis, apresentador de TV e educador, dedicando grande parte de sua carreira a desenvolver arte e educação para crianças e jovens.

‘Turma do lambe-lambe’

A maior invenção de Azulay foi a “Turma do lambe-lambe”, criada em 1975. Os personagens estrelaram um programa de televisão por 15 anos na TVE e na Bandeirantes, com o artista sempre no comando, aproveitando para falar de arte e de desenho para o público infantil.

Nos anos 1980, Azulay também ensinou o público da TV a fazer brinquedos de sucata, esculturas de bexiga e a brincar e desenhar usando a imaginação com jogos de raciocínio.

Em 1996, retornou à Band-Rio com seu programa “Oficina de Desenho Daniel Azulay”. Entre 2003 e 2005, apresentou a “Turma do Lambe-Lambe”, no canal fechado TV Rá-Tim-Bum, e “Azuela do Azulay” no Canal Futura, que contava com participações dos personagens.

A turma também ganhou sua própria série em quadrinhos pela editora Abril entre 1982 e 1984. Em 2018, Azulay chegou a receber um troféu pela carreira no HQMIX, principal premiação da mídia no Brasil.

Nos últimos anos, também ensinou desenho a crianças pela internet e criou o curso de ilustrações Oficina de Desenho, com unidades no Rio.

O artista plástico lutava contra uma leucemia e contraiu o coronavírus, segundo parentes.

Azulay estava internado havia duas semanas no CTI da Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul carioca.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top