Capa / Em Destaque / Comércios retomam atividades e atitude é repudiada pela população que teme pelo contágio exponencial do coronavírus

Comércios retomam atividades e atitude é repudiada pela população que teme pelo contágio exponencial do coronavírus

Bruno Felipe / Da Reportagem

Mesmo com a confirmação de 08 casos suspeitos do novo coronavírus em Alta Floresta, muitos comércios ditos como não essenciais voltaram as atividades na última sexta-feira, 27, após a Prefeitura e o Governo do Estado emitirem novos decretos permitindo a aberturas de mais comércios. A atitude foi veemente repudiada na internet onde moradores altaflorestenses afirmam que a medida não irá conter o contágio/transmissão do novo coronavírus no município, uma vez que os idosos que estão em quarentena poderão ser eventualmente afetados pelas famílias que voltaram a trabalhar.

Em um giro pela cidade, a reportagem do Jornal O Diário verificou que voltaram as atividades empresas como lojas de confecção, de eletrodomésticos, marcenarias, salões de beleza, clínicas de estéticas e dentistas, além disso, em uma padaria localizada no redondo da Cidade Alta, os proprietários colocaram mesas e cadeiras para que os clientes consumam no local. Em uma loja de roupas, também localizada na Cidade Alta, verificamos que as vendedoras não utilizavam nenhum tipo de proteção e/ou equipamento que pudesse prevenir o contágio do vírus.

A reportagem tentou contato na tarde de sexta-feira com o Secretario de Saúde Marcelo Costa para que ele ressaltasse as medidas de prevenção impostas pelo governo e se houve alguma determinação sobre o uso de equipamentos de proteção por parte dos funcionários das empresas que retornaram com suas atividades normais, mas até o fechamento desta edição, não tivemos retorno. Vale ressaltar que em muitos supermercados, desde o início dos primeiros decretos, os funcionários já usavam máscaras para prevenir o contágio tanto aos colegas quanto para os clientes.

Vale lembrar que continua o funcionamento proibido de parques públicos e privados; praias de água doce; teatro; cinema; museus: casas de shows; festas; feiras; academias; ginásios esportivos e campos de futebol; missas, cultos e celebrações religiosas; outros eventos e atividades que demandem aglomeração ou reunião de pessoas. Também ficam suspensas as atividades escolares públicas e privadas até o dia 05 de abril de 2020.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top