Capa / Em Destaque / PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS: Entidades, instituições de ensino e órgãos públicos de Alta Floresta seguem orientação do Governo e suspendem atividades

PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS: Entidades, instituições de ensino e órgãos públicos de Alta Floresta seguem orientação do Governo e suspendem atividades

Bruno Felipe / Da Reportagem

Na manhã de ontem, terça-feira dia 17 de março, o estado de São Paulo registrou o primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo coronavírus, segundo informou o governo estadual; a vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Para prevenir um contágio maior, ainda na segunda-feira, dia 16 de março, o Governo do Estado de Mato Grosso publicou um decreto que adota medidas de enfrentamento de emergência de saúde pública pela transmissão do novo coronavírus. Entre as medidas está a suspensão das aulas da rede estadual, municipal e do ensino superior do estado, além do cancelamento de eventos com público maior de 200 pessoas.

O documento estabelece que as aulas nas escolas estaduais e municipais sejam interrompidas a partir da próxima segunda-feira (23/03) até o dia 5 de abril, como antecipação do recesso escolar. Além disso, a determinação também estabelece cancelamento das aulas, no mesmo período, para os alunos do ensino superior, em todos os campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e nas unidades da Escola Técnica da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec).

Em Alta Floresta, todas as unidades de ensino, tanto as públicas como as particulares, seguiram a recomendação do governo do estado, algumas instituições criaram Comitês de Enfrentamento e de Acompanhamento do novo coronavírus para informar os alunos e comunidade escolar sobre os métodos de prevenção e caso necessário, orientações em relação ao retorno das atividades. A unidade do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Alta Floresta também seguiu a recomendação e já suspendeu as aulas.

A coordenação do Lar dos Idosos Pedro Sierra Sanches informou à reportagem do Jornal O Diário que estão suspensas as visitas externas, eventos com a participação de visitantes e a realização de atividades de estágio por 60 dias. Além disso, a entrada de pessoas será restrita apenas para os colaboradores e profissionais de saúde, a saída dos idosos autônomos e independentes foi suspensa pelo mesmo período.

Visando a prevenção ao contágio pelo novo coronavírus no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso, o Fórum da Comarca de Alta Floresta também adotou  algumas medidas como a suspensão dos prazos por 15 dias, salvo medidas urgentes e adolescentes com internação provisória, a suspensão das entrevistas e avaliações psicossociais, salvo casos urgentes, a suspensão dos comparecimentos mensais nos casos de medidas restritivas de direitos e a suspensão das audiências de réus presos e de sessões plenárias do júri de réus presos.

O expediente interno dos servidores e atos judiciais administrativos e as audiências de adolescentes com internação provisória foram mantidas. Vale ressaltar que somente podem entrar no fórum juízes, servidores e estagiários; Advogados, promotores, defensores públicos e partes poderão entrar apenas nos casos de medidas urgentes e adolescentes internados provisoriamente. Todas estas medidas estão valendo desde a segunda-feira, dia 16.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top