Capa / Em Destaque / OPERAÇÃO CORONAVÍRUS: Procon inicia fiscalização nos comércios de Alta Floresta para verificar preços abusivos na venda de álcool gel

OPERAÇÃO CORONAVÍRUS: Procon inicia fiscalização nos comércios de Alta Floresta para verificar preços abusivos na venda de álcool gel

Bruno Felipe / Da Reportagem

Devido à recente pandemia do novo coronavírus, o Procon de Alta Floresta iniciou nesta terça-feira dia 17 de março, a ‘Operação CORONAVÍRUS’, que tem como objetivo fiscalizar os preços praticados por estabelecimentos na venda de álcool gel 70% e máscara de proteção. De acordo com a Assessora Jurídica do Procon Dra. Érica Iocca, foram registradas algumas denúncias em face das distribuidoras e comércios local.

Segundo ela, no município pode estar havendo prática abusiva na elevação dos preços sem justa causa ou aumento arbitrário dos lucros na comercialização de máscaras cirúrgicas descartáveis e, principalmente, álcool gel 70%. “A pandemia do coronavírus não é uma justificativa plausível para o aumento desses produtos”, disse ela, ressaltando a importância da população denunciar quando perceber quaisquer preços considerados abusivos. Conforme a assessora, as equipes de fiscalização vão comparar os valores praticados nos últimos três meses e conferir as notas fiscais, afim de verificar os aumentos de preços praticados nos últimos dias.

O fabricante também será fiscalizado caso o revendedor comprove que está apenas repassando o reajuste.  Segundo o Coordenador Executivo do Procon, Celço Ferreira, a inspeção nos estabelecimentos deve ter duração média de 15 dias e a fase seguinte será de análise do material apurado para se constatar se houve ou não prática abusiva nos preços.

A limitação de venda dos produtos, também pode ser considerada uma prática abusiva por parte dos estabelecimentos, mas o Coordenador Celço aconselha que “é preciso observar a situação, ter bom senso e se pensar na coletividade”. Em caso de dúvidas ou denuncia, entre em contato com o Procon pelo telefone (66) 3903-1036. O atendimento também pode ser realizado de forma presencial na Av. Ariosto da Riva Neto, n.º 3.313, em frente a Caixa Econômica.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top