Capa / Em Destaque / Chuvas intensas, que não são vistas desde 2013, alagam ruas, avenidas e fazem rios transbordarem no perímetro urbano de Alta Floresta

Chuvas intensas, que não são vistas desde 2013, alagam ruas, avenidas e fazem rios transbordarem no perímetro urbano de Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

Devido às chuvas intensas que caem na região de Alta Floresta, muitos desastres ambientais foram registrados ao longo da semana. A reportagem do Jornal O Diário divulgou na terça-feira, dia 11, que devido à elevação do nível das águas do rio Teles Pires, até a Balsa do Bisteca foi atingida. Desta vez, a elevação aconteceu na ponte que liga os bairros Bom Jesus ao Cidade Alta nesta quarta-feira, a qual inundou residências e provocou pequenos engarrafamentos naquela localidade.

A reportagem esteve no local e percebeu que em pouco tempo, casas foram afetadas e moradores tiveram que “se virar nos 30” para salvar seus pertences. Muitos curiosos estavam no local para ver a força da água que só não entrou nos comércios daquela redondeza devido à altitude do solo. Ao longo da semana outros rios também transbordaram no município, um deles está localizado entra as comunidades Salete e Céu Azul, onde a água passou sobre a estrada e colocou em risco quem passou nas estradas vicinais.

No perímetro urbano, o córrego do Severo que corta diversos bairros transbordou e atingiu residências no bairro Jardim Perimetral. O nível da água foi tão grande que houve registros de casas com mais de 60 centímetros de água em seu interior. O coordenador da Defesa Civil de Alta Floresta afirmou, em entrevista para a reportagem, que a chuva dessa semana foi a maior registrada em 07 anos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INM) publicou um aviso de chuvas intensas nesta semana com a possibilidade de cair entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia de água de chuva, além da ocorrência de ventos intensos, com 60-100 km/h. O INM afirmou que devido a isso, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Neste período, as ações recomendadas são: em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; obtenha mais informações junto à Defesa Civil pelo telefone 66 9 9606 7720 e ao Corpo de Bombeiros através do 193.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top