Capa / Em Destaque / Parlamentares cobram esclarecimentos sobre o fechamento da Unidade de Saúde da Com. Nova Aliança

Parlamentares cobram esclarecimentos sobre o fechamento da Unidade de Saúde da Com. Nova Aliança

Bruno Felipe / Da Reportagem

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, dia 10 de fevereiro, uma informação divulgada pelos parlamentares chamou a atenção de quem compareceu no Plenário Arnaldo Corcino: a Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade Nova Aliança teria fechado as portas recentemente. As informações repassadas dão conta de que o fato teria ocorrido devido ao Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Costa, ter o desejo de juntar algumas unidades em uma só, ou seja, os moradores do Nova Aliança e comunidades adjacentes teriam que ser atendidos em uma espécie de ‘unidade de saúde regional’.

O vereador Dida Pires chegou a apresentar um requerimento pela Ordem do Dia pedindo esclarecimentos ao Secretário Marcelo sobre essa situação e também sobre quais providências foram tomadas em relação as unidades de saúde sucateadas e a retirada de medicação básica em algumas UBS’s. “Nós queremos informações reais dele sobre essa situação; ele tinha essa ideia, no entanto não comunicou à Câmara, não comunicou a comunidade, não discutiu com a comunidade sobre essa união em uma única unidade, agora a unidade do Nova Aliança está fechada”, disse Dida em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Ele explicou que visitou algumas unidades recentemente junto com seus colegas vereadores Elisa Gomes e Mequiel Zacarias e o que os parlamentares encontraram lá, aliás, o que de fato não encontraram, foi a medicação considerada básica. A vereadora Elisa Gomes confirmou a informação durante entrevista para a reportagem; segundo ela, nem o soro fisiológico foi encontrado nas unidades até a data desta segunda-feira, dia 09. Pela ordem do dia, a parlamentar também apresentou outro requerimento pedindo ao Secretário amplas informações sobre a folha de pagamento atualizada dos servidores contratados e nomeadas da Saúde.

Em sua justificativa, a parlamentar disse que a informação é necessária para averiguar o que ocorre com a pasta em relação ao atraso no salário dos funcionários, já que pelo segundo mês, o salário destes servidores foi pago em atraso. Elisa explicou que procurou o departamento de finanças da Prefeitura e a informação repassada era de que o pagamento restada do pessoal da Saúde, valor estimado em R$700 Mil, seria pago com o recurso que vier do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).  A reportagem procurou o Secretário para maiores esclarecimentos, principalmente sobre o fechamento da unidade Nova Aliança, mas até o fechamento desta edição, não tivemos retorno.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top