Capa / Em Destaque / Secretaria de Saúde de Mato Grosso investiga possível caso de coronavírus no estado; Alta Floresta está em alerta

Secretaria de Saúde de Mato Grosso investiga possível caso de coronavírus no estado; Alta Floresta está em alerta

Bruno Felipe / Da Reportagem

Na noite desta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, a Secretaria de Saúde da cidade de Alto Taquari (sul de Cuiabá), confirmou o surgimento de um caso suspeito de Coronavírus. De acordo com as informações apuradas, o paciente trata-se de um homem e teria dado entrada na rede pública de saúde por volta das 16h desta quarta (26) apresentando os sintomas da contaminação. Assim que o paciente foi atendido, foram tomadas todas as medidas que o protocolo da OMS preconiza nesses casos. A informação é de que ele esteve em viagem recente para a Itália e estava há poucos dias no município.

O Secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo nega que o caso esteja sendo tratado como suspeita de Coronavírus. Ele afirmou apenas que o caso está em investigação e por meio de nota, disse ainda que tem identificado rumores acerca de possíveis suspeitos no Estado e que imediatamente tem acionado os serviços de saúde local para esclarecimentos e tomada de medidas.

Devido aos crescentes casos de suspeita de coronavírus no Brasil, sendo um confirmado no estado de São Paulo, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou a intenção de antecipar a campanha de vacinação contra a gripe. Vale lembrar que a vacina contra a gripe não previne contra o coronavírus, porém, as autoridades avaliam que a imunização facilita o diagnóstico para separar os casos quando há sintomas como febre e tosse. A vacinação está prevista para começar entre a última quinzena de março e o início de abril.

A Vigilância Epidemiológica de Alta Floresta está em alerta para possíveis casos no município. Até agora não existe nenhum caso suspeito confirmado no município, mas mesmo assim, o coordenador da Vigilância Sidney Leal, afirmou que a Secretaria de Saúde está preparada para monitorar e atender quaisquer casos suspeitos. Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, Sidney ressaltou que a vigilância possui uma comunicação direta com o Escritório Regional de Saúde e caso haja quaisquer ocorrências relacionadas, elas serão acompanhadas. Além disso, todas as Unidades de Saúde de Alta Floresta foram orientadas a notificar de imediato a Vigilância Epidemiológica em caso de surgir alguma suspeita.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top