Bruno Felipe / Da Reportagem
Visando modernizar o acesso às informações da vida trabalhista do cidadão, o Ministério da Economia lançou recentemente a Carteira de Trabalho Digital, em substituição a Carteira de Trabalho Física. A nova ferramenta está disponível no site gov.br e também nos aplicativos para celulares nas versões IOS e Android. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
Lembrando que para acessar o documento é preciso realizar um breve cadastro; para quem já possui cadastro no sistema acesso.gov.br, basta apenas usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital. De acordo com o coordenador do Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Alta Floresta, Valdeci Pires, a partir de agora todas as carteiras de trabalho serão na versão digital, salvo em casos de determinação judicial, para analfabetos e/ou incapazes. “Para o empresário será menos burocracia, a contratação se torna praticamente imediata; o lançamento dessa carteira foi para desburocratizar todo o serviço. Para você ter uma ideia, em 10 minutos você faz a sua carteira”, explicou Valdeci, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.
No site Gov.br, a pessoa tem acesso ao passo a passo completo de como cadastrar a sua carteira. Um dos grandes objetivos da nova ferramenta é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Além disso, a novidade traz como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal. Conforme Valdeci salientou, outro benefício gerado com a carteira digital é a maior segurança, já que o documento é blindado contra fraudes. “É uma praticidade e uma segurança a mais para o trabalhador”, frisou Valdeci.