Capa / Em Destaque / Eleitores de Mato Grosso terão que votar em duas eleições neste ano

Eleitores de Mato Grosso terão que votar em duas eleições neste ano

Bruno Felipe / Da Reportagem

Após a cassação do mandato da então senadora Selma Arruda, os eleitores mato-grossenses deverão votar em duas eleições neste ano: dia 26 de abril será a eleição suplementar para a escolha do novo senador, já no dia 05 de outubro ocorrerão as eleições municipais para prefeito e vereador.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por seis votos a um, cassou o mandato da senadora Selma no final do ano passado por abuso de poder econômico e caixa dois durante as eleições de 2018. A Corte também determinou que ela fique inelegível por oito anos; por conta disso, o TSE convocou novas eleições para escolher quem irá ocupar a vaga. Os eleitores de Alta Floresta que desejam participar das duas eleições deverão estar com os títulos regulares até o dia 21 de fevereiro. Após essa data, de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Alta Floresta, Alex Arruda, o eleitor não poderá votar na eleição para senador e isso acarretará em multa. O prazo nacional para os eleitores se regularizarem para votar nas eleições de vereador e prefeito vai até o dia 06 de maio.

Alex ressaltou que aqueles eleitores que ainda não realizaram a biometria devem procurar o Cartório Eleitoral o quanto antes para regularizar a sua situação. Lembrando que o cartório do município já começou a articular ações para a eleição suplementar de abril, iniciando com a assinatura dos termos de cooperação junto as faculdades para convocar os mesários. O mesário é o representante da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos; além de contribuir para o processo democrático e adquirir novos conhecimentos, o mesário é dispensado do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral e em concursos públicos da Justiça Eleitoral ou outros, é concedido a ele o desempate, se for o caso, desde que prevista essa possibilidade em edital.

Vale lembrar que qualquer eleitor pode participar do programa Mesário Voluntário e aqueles que tem a intensão de trabalharem nas eleições para senador, automaticamente, também irão atuar nas eleições do final do ano. Quem deseja ser mesário voluntario é só comparecer ao Cartório, localizado no setor H, e solicitar o desejo de participar. O cartório do município funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h30 as 13h30.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top