Capa / Em Destaque / ALTA FLORESTA: Programa de Controle do Tabagismo abrirá mais um grupo de atendimento no próximo mês

ALTA FLORESTA: Programa de Controle do Tabagismo abrirá mais um grupo de atendimento no próximo mês

Bruno Felipe / Da Reportagem

O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde irá abrir, no dia 26 de fevereiro, mais um grupo de atendimento e desta vez será no bairro Boa Esperança. Os interessados devem procurar o PSF do bairro, localizado na Rua NWC 2, nº 568 e realizar um cadastro simples. De acordo com o coordenador do Programa em Alta Floresta, Claudiomiro Vieira, somente no ano passado, dos 136 pacientes atendidos através do Programa, 59 deles conseguiram para de fumar, representando 43% do total de pacientes.

Segundo ele, 8 grupos foram abertos e alguns pacientes ainda estão em tratamento, ou seja, o número de pessoas que podem parar de fumar poderá ser ainda maior. O planejamento para este ano é de abrir mais 8 grupos de atendimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo hoje é a principal causa de morte evitável do mundo, por isso, é importante que o fumante se conscientize e decida parar de fumar o quanto antes. Os grupos de atendimento se mostram eficazes, uma vez que os pacientes verdadeiramente se entregam ao tratamento. Claudiomiro citou o exemplo do paciente Sebastião Aroldo, que fumou em média de 100 a 120 cigarros por dia durante 38 anos.

Ele iniciou o atendimento em um dos grupos, onde recebeu assistência cognitiva comportamental e assistência medicamentosa. Conforme Claudiomiro, as primeiras semanas foram muitos difíceis, mas dentro do primeiro mês de atendimento Sebastião já conseguiu parar totalmente de fumar e isso já faz 60 dias. “É um motivo de grande alegria para toda nossa equipe que trabalha nos grupos de tabagismo, porque você vê o beneficio que nós conseguimos fazer com o que essa pessoa alcançasse; os trabalhos, eles precisam ter essa contrapartida que é o próprio paciente dando o máximo de si para termos esse resultado positivo”, disse Claudiomiro, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário. Além de garantir uma qualidade da própria saúde, Claudiomiro ressaltou que as pessoas que param de fumar têm uma economia grandíssima já que muitos gastam mais de R$600 por mês com a compra de tabaco.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top