Capa / Em Destaque / Em parceria com Secretaria de Saúde de Paranaíta, UCT de Alta Floresta promoverá campanha de doação de sangue

Em parceria com Secretaria de Saúde de Paranaíta, UCT de Alta Floresta promoverá campanha de doação de sangue

Bruno Felipe / Da Reportagem

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Alta Floresta em parceria com a Secretaria de Saúde de Paranaíta, promoverá no próximo sábado, dia 07 de dezembro, uma campanha especial visando a doação de sangue por parte da população paranaitense. A mobilização acontecerá na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR), atrás do PSF 1 e os atendimentos serão em dois períodos: das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00. A campanha é para reforçar o estoque para as festividades de fim de ano, já que nesse período aumentam muito as transfusões dentro do Hospital Regional e diminuem as doações.

De acordo com o coordenador da UCT de Alta Floresta, Rafael Carvalho, a campanha em Paranaíta ocorrerá apenas no sábado e será aberto a toda a comunidade. Lembrando que o doador deve seguir alguns requisitos para participar da campanha, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e deve apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Pela rede social facebook, a Secretaria de Saúde de Paranaíta repassou algumas informações aos possíveis doadores. Conforme a publicação, são considerados Impedimentos Temporários: resfriado (neste caso, aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas); gravidez, esperar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; ingestão de bebida alcoólica, nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem ou maquiagem definitiva, nos últimos 12 meses.

Já os Impedimentos Definitivos são em casos de Hepatite (após os 11 anos de idade), além do uso de drogas ilícitas injetáveis. Vale lembrar que usuários de Cannabis também podem ser doadores de sangue, mas devem seguir o mesmo requisitos daqueles que fazem uso do álcool, neste caso, ficar até 12 horas em abstinência da erva. Os doadores frequentes devem respeitar os intervalos para doação que neste caso são 90 dias para Homens (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses) e 120 dias para Mulheres (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top