Capa / Em Destaque / Dia do profissional Agente Comunitário de Saúde foi celebrado com atividades recreativas em Alta Floresta

Dia do profissional Agente Comunitário de Saúde foi celebrado com atividades recreativas em Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

Na última sexta-feira (04/10) foi celebrada em todo o Brasil o Dia do Agente Comunitário de Saúde, ou apenas ACS. Este profissional é responsável por fazer a ligação entre a comunidade e as unidades de saúde. A criação dos ACS tem sua origem no estado do Ceará quando foram criados em 1987. Na época, o objetivo era reduzir a mortalidade infantil, dar uma alternativa de trabalho às mulheres e, principalmente, estender o direito à saúde a todos os cidadãos daquele estado. Rapidamente, o governo federal incorporou a ideia ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), em 1991.

De acordo a enfermeira Leticia Viotoo, para ser um ACS é preciso ter o ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e ser aprovado num concurso público estadual ou municipal. Obrigatoriamente, o ACS deverá residir ao menos dois anos na microárea onde atuará. Por conta desse dia especial, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma série de atividades especiais de lazer para as ACS’s de Alta Floresta. A reportagem do Jornal O Diário acompanhou parte das atividades que foram realizadas no Ginásio de Esportes. A piscina do local foi liberada e todas as agentes relaxaram sob o sol. Foi realizada ainda gincanas e sorteio de prêmios.

Em entrevista para a reportagem do O Diário, a enfermeira e também coordenadora da Atenção Básica, Leticia Viotto, explicou que o dia foi exclusivamente delas, uma forma de voltar o olhar da secretaria para os servidores. “A ideia é manter esse projeto todo ano e fazer um dia voltado para elas no sentido de lazer, atividade física… a ideia mesmo é oferecer um dia diferente para elas, cuidando de quem nos ajuda a cuidar de tantas famílias do nosso município”, disse Leticia.

Além das gincanas, as ACS’S realizaram atividades recreativas com a equipe do NASF e também passaram por sessões de auriculoterapia, uma técnica milenar que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular (orelha) para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos; além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos. Lembrando que atualmente a categoria conta com cerca de 80 profissionais e é a maior em relação a número de servidores dentro da Secretaria. “A gente fala muito disso com os usuários, com os pacientes e elas também faze parte desse contexto, elas também têm o momento de serem usuárias do SUS”, concluiu Leticia.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top