Capa / Em Destaque / Devido a infestação, vereador faz indicação a Vigilância Ambiental para que implante ‘ecopontos’ de coleta de caramujos africanos em Alta Floresta

Devido a infestação, vereador faz indicação a Vigilância Ambiental para que implante ‘ecopontos’ de coleta de caramujos africanos em Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

O vereador Mequiel Zacarias (PT) apresentou uma indicação durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (16/04), solicitando a Vigilância Ambiental de Alta Floresta para que implante ‘ecopontos’ para a coleta de caramujos africanos em alguns setores do município. De acordo com Mequiel, esta ação já foi promovida por um município da região e a ideia chamou a atenção do parlamentar uma vez que o município de Alta Floresta possui esta infestação do molusco, principalmente em tempos de fortes chuvas.

Tendo em vista que a ação é relativamente simples do ponto de vista funcional e do gasto que gera, ele decidiu então fazer a indicação. “O município tem esse problema a muito tempo, agora no período da chuva isso fica ainda pior, a gente transita pelas ruas e notamos a grande quantidade de caramujos e o município não tem nenhuma poética específica para resolver este problema”, disse Mequiel em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário. Vale ressaltar que já houve campanhas orientativas sobre o recolhimento e destinação destes animais, mas segundo Mequiel, não foi uma política adequada.

Conforme ele explicou, os ‘ecopontos’ nada mais são do que tambores devidamente fechados e com estrutura de suporte para que a população deposite o caramujo e posteriormente o município faça a destinação final adequada. Mequiel salientou que fez a indicação agora porque ainda estamos no período chuvoso e o problema está evidente. “A instalação nesse período é adequada para que a gente já comece o controle para na próxima estação chuvosa ter menos o problema”, disse. A indicação vai para análise do Executivo e se sancionado, a Vigilância Ambiental ficará responsável por distribuir os ‘ecopontos’ pelo município.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top