Capa / Em Destaque / ‘Homenagem ás mulheres’: Eventos especiais marcarão o ‘Mês da Mulher’ em Alta Floresta

‘Homenagem ás mulheres’: Eventos especiais marcarão o ‘Mês da Mulher’ em Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

No dia 8 de março é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher. A ideia de criar este dia especial surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Pensando nisso, o Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF) e a Comissão para debate das questões de gênero do Instituto Federal do Mato Grosso – campus Alta Floresta (IFMT) realizará nos dias 08 e 09 de março o Seminário “Mulheres em Questão: Mulheres, ainda estamos em 1857?”.

O TEAF e o IFMT, campus Alta Floresta, contando com a ativa participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), representantes do Instituto Ouro Verde (IOV), da UNEMAT e do Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM), organizam uma sequência de eventos que combinam arte, diálogos e depoimentos, refletindo a condição da mulher na sociedade. No dia 08, às 19:00 horas, uma mesa redonda será montada no auditório do IFMT com a participação da procuradora do trabalho Ludmila Araújo e o procurador Marcel Trentin, do MPT, que irão discutir a ‘Condição da Mulher no Mundo do Trabalho’ O seminário será encerrado no sábado (09/03) a noite com o espetáculo Todo Mês Sangra (com início às 19h30min, no Espaço Cultural TEAF).

No dia 8, das 7:00 às 9:00 da manhã, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizará um Pit Stop com panfletagem no semáforo em frente à Câmara dos Vereadores. A presidente do CMDM, Ilmarli Teixeira, afirmou em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário que a participação da população, tanto dos homens quanto das mulheres, é de extrema importância para que todos tenham conhecimento das políticas públicas voltadas aos direitos da mulher existentes no município. “As mulheres ganharam espaço, as mulheres buscaram as profissões, suas formações e a garantia dos seus direitos, mas infelizmente tudo isso ainda não é suficiente para diminuir os números da violência que incidem sobre as mulheres”, explanou Ilmarli.

Em consonância com o Dia da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta lançou no início do mês a campanha ‘Março Lilás’, onde algumas Unidades de Saúde estarão realizando exames citopatológicos de colo uterino e orientações quanto à saúde da mulher a partir de hoje. O cronograma completo de atendimento pode ser acessado no site da Prefeitura Municipal através do link www.altafloresta.mt.gov.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top