Capa / Em Destaque / CEEDA de Alta Floresta completa 24 anos de atendimento e recebe homenagem

CEEDA de Alta Floresta completa 24 anos de atendimento e recebe homenagem

Bruno Felipe / Da Reportagem

O Centro Educacional Especializado em Deficiência Auditiva completa 24 anos de atividades no município de Alta Floresta em 2018 e para homenagear todos esses anos de atendimento a vereadora Aparecida Sicuto (PMDB) apresentou uma Moção de Congratulações na Câmara. A Moção foi aprovada por unanimidade pelos legisladores durante a sessão ordinária desta terça-feira 25.

De acordo com Cida, além de parabenizar a intuição, a Moção também vem de encontro ao Dia Nacional do Surdo que é celebrado hoje (26/09) em todo território brasileiro. “Queremos parabenizar a todas as pessoas envolvidas tanto na associação quanto no CEEDA; a Moção foi uma forma de homenagem a instituição e mostrar para a sociedade o que eles fazem”, disse Cida em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

O CEEDA é uma sociedade civil sem fins lucrativos e filantrópica de caráter assistencial, social e educacional. Além de atender a população de Alta Floresta, a instituição atende todos os municípios circunvizinhos, visando uma educação com inclusão dos membros na sociedade através de uma proposta bilíngue. Atualmente o quadro de recursos humanos do CEEDA é mantido pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta e com uma contrapartida do Estado que possui convênio com a Seduc.  Vale ressaltar que o Centro conta com 17 colaboradores e é mantido pela diretoria da Associação de Apoio ao Portador de Deficiência Sensorial (A.A.P.D.S.).

De acordo com a diretora educacional do CEEDA, Izanete Scinskas, somente neste ano a instituição atendeu mais de 100 alunos com deficiência auditiva ou visual, sendo que 64 deles estão escritos no sistema regular de ensino e vão até o CEEDA para receber atendimento especializado. O Centro conta com hoje com salas de audiofonatório e atendimento de libras, além de salas para reeducação auditiva, ensino de braile e atendimento psicológicos. Além disso, os alunos recebem aulas de natação e recebem orientação sobre surdez e orientação de como detectar precocemente o problema de saúde. Vale ressaltar que o Centro realiza atendimento de orientação para professores da rede regular de ensino. “É com muita satisfação que a gente recebe a Moção; a diretoria da A.A.P.D.S consegue esses recursos advindo da própria sociedade, por isso que eu digo que é um casamento entre a instituição e a sociedade altaflorestenses, é de extrema importância essa parceria”, salientou Izanete em entrevista ao Jornal O Diário. Vale ressaltar que a sessão desta terça-feira foi traduzida simultaneamente por uma interprete da língua de sinais e todos os alunos presentes puderem acompanhar as demandas do município.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top