Bruno Felipe / Da Reportagem
O Hospital Regional de Alta Floresta foi contemplado com uma nova estrutura para a rede de tratamento de esgoto. Na manhã de ontem (09/08) quatro caixas sépticas chegaram a unidade e as expectativas são de que as obras iniciem no prazo máximo de 30 dias. De acordo com o diretor José Marcos, o projeto de reestruturação da rede de esgoto surgiu como uma das necessidades elencadas pelos ‘Amigos do Hospital Regional’. Com a parceria da comissão, constituída por 14 instituições dentre elas entidades, sindicatos e o Ministério Público do Trabalho, foram adquiridas as caixas sépticas para o respectivo tratamento bem como o seu uso correto.
Conforme José explicou para a reportagem, a nova estrutura permitirá que os dejetos sejam despejados direto na rede de esgoto já tratado, sem o risco de contaminar o solo. Todo o sistema de tratamento do esgoto custará em torno de R$130 mil. O diretor disse que atualmente o sistema de esgoto é feito por uma fossa sumidouro e três ou quatro vezes por semana é chamado uma empresa especializada para realizar a limpeza da fossa.
Atualmente os ‘Amigos’ estão realizando o levantamento dos preços de mão de obra e aguarda-se a realização de uma licitação para a construção dar início. José frisou que no prazo máximo de 30 dias o esgoto já esteja sendo construído para que posteriormente seja realizado os testes de funcionamento. “A comunidade que irá ganhar com isso, além do serviço que irá melhorar a qualidade do Hospital”, disse José em entrevista ao Jornal O Diário.