Capa / Em Destaque / Viveiro de Alta Floresta irá produzir cerca de 30 mil mudas para reflorestamento em 2018

Viveiro de Alta Floresta irá produzir cerca de 30 mil mudas para reflorestamento em 2018

Bruno Felipe
Da reportagem

Viveiro-Mudas-Café-Clonal-Nova-Brasilandia-Foto-Dhiony-Costa-e-Silva-570x379

Localizado na Av. Teles Pires, ao lado da Horta Hidropônica, o Viveiro de Mudas oferece aos altaflorestenses de forma totalmente gratuita, mudas de diferentes espécies nativas. Para este ano, são esperadas a produção de cerca de 30 mil mudas que serão disponibilizadas aos produtores e também a população em geral. O projeto é idealizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Secretaria de Agricultura e Pecuária, juntamente com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), sendo que, o espaço foi disponibilizado ao município por meio de uma Sessão de Uso da CEPLAC.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Célia Castro, a atividade tem como objetivo estimular a população de Alta Floresta a plantar árvores e cuidar do meio ambiente. “O viveiro é muito importante para o município porque ele vai atender o pequeno produtor disponibilizando mudas, o que é feito lá a gente depende da época, por exemplo, é uma época agora que a gente precisa novamente colher as sementes que muitos produtores oferecem só para a gente ir buscar, essas sementes é um trabalho em conjunto e a prefeitura faz toda a parte de fazer essa semente se tornar muda e depois disponibiliza novamente ao produtor”, disse a secretária em entrevista ao Jornal O Diário.

O viveiro já chegou a produzir 80 mil mudas por conta do projeto Olhos D’água. Segundo Célia informou, existe um projeto que já está sendo viabilizado para uma reforma do viveiro, onde será repaginado toda a parte administrativa e a reestruturação da parte de irrigação.

A secretária explicou que aquele que deseja fazer o pedido de alguma muda, que se faz necessário ir até a Secretaria de Desenvolvimento, localizada na AV. Ariosto da Riva, ao lado da Caixa Econômica Federal, e fazer o requerimento da muda com os documentos pessoais em mãos. Atualmente, 5 técnicos estão disponíveis para atender o que for preciso em relação a questão de plantio. O viveiro, à princípio, está tendo mudas de pupunha e açaí, e a secretária assentiu que, com a produção de novas mudas, com certeza logo terão mais espécies disponíveis.

A secretária ressaltou que o período ideal para início de plantio é no tempo das chuvas, pois o risco de as mudas morrerem é menor. “A gente pede que nesse momento que a gente já está entrando na seca, se de repente alguém quiser alguma muda, que ponha a atenção em relação a estar irrigando essa muda, porque senão você perde a muda (…) se alguém desejar que seja realmente para cuidar da muda”, concluiu ela.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top