Capa / Agropecuária / Primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa começa no próximo dia 1

Primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa começa no próximo dia 1

Bruno Felipe – Da reportagem

Foi lançada hoje 27, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em todo estado de Mato Grosso. Estima-se que serão imunizados cerca de 29 milhões de animais somente no estado. De acordo com o coordenador da unidade local do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) do Estado de Mato Grosso Anselmo Loose, em Alta Floresta, cerca de 750 mil bovinos e búfalos de 1.900 propriedades são esperados para receberem a vacina. A campanha ocorrerá de 1° à 31 de maio e os produtores do estado devem vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de todas as idades, com exceção das propriedades localizadas no pantanal. As expectativas são de que ainda na tarde de hoje já estejam autorizadas a comercialização e revendas das vacinas, mas Anselmo ressaltou que a vacinação dos animais só poderá ocorrer dentro do mês de maio. vacinacao_febreaftosa

Para os produtores que realizarem a vacinação, o prazo máximo estipulado para que se faça a comunicação do rebanho vacinado é até o dia 10 de junho. “Feita a vacinação pode ir em qualquer unidade do Indea, levando a nota fiscal e a relação dos animais vacinados para que a gente dê entrada no sistema e a gente aproveita a oportunidade para solicitar que o produtor fazendo a vacina, comunique essa vacina o mais rápido possível; A gente sempre observa que até o dia 10 de junho praticamente a gente não teve nem 30 % de comunicação das vacinas”, disse o coordenador em entrevista ao Jornal O Diário.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. A doença é causada por um vírus que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após sua detecção “Então ele pode adquirir a vacina, faça a vacinação em todo o rebanho, a quantidade de 5ml e a gente sempre recomenda que estejam com as pistolas limpas, calibradas, com agulhas novas, evitar aquela agulha rombuda que pode machucar os animais, cuidado não expor essa vacina ao sol, então esses cuidados têm que ser tomados”, disse o coordenador.

As etapas de vacinação contra a Febre Aftosa acontecem agora em maio, com a vacinação dos rebanhos de mamando a caducando e no mês de novembro serão vacinados os animais de até 2 anos de idade. “Em 2021 o Brasil já vai ficar livre da vacinação, então a gente conta com o apoio de todo produtor para que façam uma vacina segura, uma vacina tranquila, respeitem a biossegurança, uma movimentação tranquila dos animais e que faça a comunicação mais rápido possível na unidade do Indea em que ele estiver mais próximo”, finalizou Anselmo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top