Capa / Estaduais / Alta Floresta recebe GPE Cidadão disponibilizado pelo TCE-MT

Alta Floresta recebe GPE Cidadão disponibilizado pelo TCE-MT

Bruno Felipe
com informações do TCE

tce mt

A execução dos planos estratégicos de 24 Prefeituras Municipais do estado de Mato Grosso agora poderão ser fiscalizadas por qualquer cidadão. O livre acesso é possível com o uso do Sistema ‘GPE Cidadão’, disponibilizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) aos municípios adesos ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e que, em consequência, adotaram a cultura do planejamento estratégico. Além de uma ferramenta eletrônica de gestão, o GPE também se torna um instrumento de controle social.

O GPE Cidadão foi disponibilizado pelo TCE-MT para as Prefeituras Municipais de Alta Floresta, Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Itiquira, Jaciara, Juína, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nortelândia, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra, Tapurah e Várzea Grande.

As informações relativas aos planos, metas, execução e resultados serão incluídos no sistema, e a inserção ficará sob a responsabilidade de cada secretário municipal diretamente ligado às ações planejadas. As equipes dessas prefeituras receberam capacitação e serão acompanhadas pelo TCE-MT por meio de três projetos de PDI: o de Apoio ao Planejamento Estratégico, o de Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, e o de Modernização Institucional.

A obrigação de abastecer o GPE Cidadão com informações relativas aos planos estratégicos é uma contrapartida das Prefeituras Municipais adesas ao PDI. De modo geral, com o GPE Cidadão, será possível acompanhar o que realmente está sendo executado, pelos gestores municipais, das ações inseridas no plano estratégico aprovado e lançado no sistema. O GPE Cidadão pode ser acessado pelo endereço: http://cidadao.tce.mt.gov.br/gpe. Os dados sobre o município de Alta Floresta foram liberados na internet nesta quarta-feira 11, e o documento, está listado com informações sobre a Evolução das Metas por período. Assegurar políticas públicas voltadas para a Assistência Social e Habitação, elevar a expectativa de vida da população, e garantir acesso e qualidade à Educação Básica, são um dos temas com mais objetivos a serem alcançados listados no documento.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top