Capa / Agropecuária / Em mês de vacinação, mais estados serão reconhecidos como ‘Livre de Febre Aftosa’

Em mês de vacinação, mais estados serão reconhecidos como ‘Livre de Febre Aftosa’

Kariny Santos

O mês de maio no Estado de Mato Grosso, é carimbado como o mês da primeira vacinação do ano de febre aftosa, onde serão vacinados os animais de mamando a caducando, porém este ano um diferencial, o mês será marcado pelo reconhecimento do Brasil pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como país livre de febre aftosa com vacinação. Isso se deve à certificação que será entregue aos estados do Amapá, Amazonas, Roraima e parte do Pará, áreas que ainda não possuem o reconhecimento internacional.

Conforme o chefe interino da unidade local do Indea Luiz Cume, o estado de Mato Grosso já possui o título, porém a conquista é mais um passo para a erradicação da vacina no país, “a expectativa do reconhecimento nacional do Brasil como livre da febre aftosa com vacinação é de que essa condição viabilize a expansão do mercado de carne produzido no país tanto de bovino, quanto de suíno”, explicou o chefe que destacando que a expectativa é de que em cerca de três anos o estado seja livre da vacinação, “é muito importante que o produtor faça o seu papel, cumpra com o seu dever nestes próximos três anos para que o Brasil seja conhecido internacionalmente como livre da febre aftosa, sem vacinação”.

Em maio, do dia 01 a 31 será realizada a primeira etapa da vacinação, onde todo o rebanho de mamando a caducando deve ser vacinado. A febre aftosa (FA, nome em latim Aphtae epizooticae) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos, “na regional de Alta Floresta devem ser vacinados em torno de dois milhões e quinhentas cabeças de bovinos”, explicou Cume.

Em alusão ao título, deve ser promovida no âmbito nacional, uma série de atividades comemorativas no período de 02 a 05 de abril de 2018. Em Mato Grosso, o evento “Brasil Livre de febre aftosa”, será realizado no dia 05 de abril, no Edifício Famato em Cuiabá, um encontro voltado para todos os agentes envolvidos nessa conquista.

O evento é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo de Mato Grosso por meio do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), com o apoio do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT).

Na ocasião serão apresentados os caminhos e desafios enfrentados pelo Brasil e por Mato Grosso para reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação. E ainda os desafios para avançarmos com a retirada da vacinação. Algumas personalidades que atuaram e contribuíram para a conquista mato-grossense serão homenageadas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top