Capa / Em Destaque / Animais Peçonhentos: Alerta para cuidados em períodos de chuvas

Animais Peçonhentos: Alerta para cuidados em períodos de chuvas

Ainda faltam cerca de 60 dias para o fim do período de chuvas em Alta Floresta que acontece no início do mês de junho, e as forças de segurança pública alertam para o aumento da proliferação e o aparecimento de animais peçonhentos como aranha, escorpião, cobra, que nesta época do ano saem de seus esconderijos a procura de alimento, para se reproduzirem e também para se protegerem das chuvas e alagamentos. Na ultima semana a 7ª Companhia independente do Corpo de Bombeiros Militar resgatou no centro da cidade uma cobra Pico-de-jaca e alerta à população para as medidas de prevenção a acidentes envolvendo esses animais.

A serpente da família Viperidae, gênero Lachesis e nome científico Lachesis Muta, popularmente conhecida na região amazônica como Pico-de-jaca, Bico-de-jaca ou Surucucu-pico de jaca, foi encontrada na Avenida do Aeroporto da cidade, região central; No local, a guarnição se deparou com uma serpente de aproximadamente 1,80m altamente perigosa, que não é encontrada com frequência na área urbana do município e que estava no acostamento da via, local onde várias pessoas costumam passar.

Nas ruas da cidade grande parte da população se queixa do aparecimento do caramujo africano, seguido por escorpiões, aranhas, mosquitos e serpentes. Por não haver um órgão específico para o recolhimento destes animais no município, o resgate em geral é feito pelos militares da 7ªCIBM que aconselha em todos os casos a população tomar medicas básicas como: Cuidado redobrado ao adentrar em matos ou plantações; Evitar acúmulo de lixo e entulhos que possam servir de abrigo para esses animais; Vedar ralos de pias e banheiros; Verificar roupas e calçados guardados antes de utilizá-los; Afastar cama de paredes; Evitar acumulo de entulhos e manter terrenos limpos.

Se o pior acontecer e alguém for picado por algum animal peçonhento, a orientação é que o paciente procure de imediato um  serviço público de saúde, onde será ministrado o soro específico, único tratamento que possui efeito neutralizador do veneno e deve ser administrado somente por médico, outra dica é que se possível sempre levar o animal para o hospital para saber qual medicamento tomar, além de manter a parte sempre elevada.

A cobra capturada por militares do Bombeiros de Alta Floresta foi realocada numa reserva florestal distante da área urbana e que tem a orientação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA como local de soltura de animais silvestres como a da espécie em destaque. Para recolhimento de animais de quaisquer tipos o corpo de bombeiro deve ser acionado pelo numero 193.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top