O clima de final de ano é de festa, confraternização, churrasco e bebidas, muita bebida, acidentes são quase que inevitáveis, parece haver uma “atração” entre o pé das pessoas e os copos com cerveja que são colocados ao lado aonde a pessoa está sentada, uma criança correndo então, parece que o resultado é previsível.
Leia também: Secretaria de Desenvolvimento orienta empresários para acomodar de maneira adequada os lixos gerados pelos comércios
Você já passou por isso? Na hora de juntar os cacos de vidro e jogar no saco de lixo, como você faz? Já parou para pensar que enquanto você está festando, há uma parte da população, os garis, que estão trabalhando para manter a cidade limpa e que, no menor descuido, podem se ferir gravemente com os cacos de vidro que são armazenados de maneira inadequada nos sacos de lixo?
Pois bem, a reportagem do O Diário foi buscar algumas formas de armazenamento dos cacos de vidros “gerados” neste período de festas, as dicas no entanto valem para toda a vida.
A melhor maneira de descartar resíduos cortantes é agrupá-los em jornais, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte, Isso diminui muito o risco de cortes.
Há também a técnica de armazenar em garrafas pets de refrigerantes, cortando-as ao meio, acomodando os cacos de vidro e em seguida “refazendo” a embalagem. A técnica foi divulgada em vídeos no youtube, com um tutorial criado pelos garis Kennedy Danilo, 24 e Romildo Alves, 43, ambos da cidade de Umuarama no Paraná, o vídeo viralizou na internet e serve para que as pessoas entendam que, como dizem, “garis também são gente”. Nas gravações, os garis dão várias dicas sobre como lidar corretamente com o lixo doméstico e ajudar na prevenção de acidentes com os trabalhadores do serviço de coleta.