Capa / Cidades / Secretário vem a Alta Floresta avaliar área para construção de Centro de Detenção Provisória

Secretário vem a Alta Floresta avaliar área para construção de Centro de Detenção Provisória

materia CDP

Uma nova área para construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) em Alta Floresta foi vistoriada na sexta-feira (25) durante visita do Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), coronel Airton Benedito Siqueira Júnior. Ele veio ao município acompanhado do deputado estadual, Romoaldo Junior, sendo recepcionados pelo prefeito Dr. Asiel Bezerra e secretários municipais. A discussão para a construção do CDP altaflorestense começou no início do ano. Duas áreas que pertencem ao município foram apresentadas, inicialmente, mas descartadas diante da necessidade de alto investimento para preparar o terreno para a construção. A terceira opção e que é mais viável para o projeto foi visitada pela comitiva.

Inicialmente o grupo visitou o conhecido lixo seco, mas o acumulo de detritos destinados nos últimos anos no local podem trazer complicações futuras, caso a construção ocorresse no terreno. Em seguida, a comitiva se dirigiu ao segundo espaço que poderia ser cedido pelo município. Porem, o custo para a terraplanagem e realização de um inventário ambiental tornaria a construção cara. Por fim, foi visitada a terceira e mais viável opção, um terreno na Avenida América do Sul, no Distrito Industrial. A área pertence à Colonizadora Indeco, que será procurada para negociar a liberação do terreno para a implantação do projeto.

“Nós temos um recurso do Governo Federal e do Estado na conta e temos que viabilizar o terreno para que a secretaria possa executar a obra. Hoje, municípios como Sapezal, Confresa, querem esse recurso que já tá carimbado, por isso da importância e da boa vontade do secretário Siqueira pra vir a Alta Floresta e se a gente não arrumar esse terreno, automaticamente vai investir em outro município. Nós não podemos perder”, comentou o deputado Romoaldo Junior.

O secretário destacou o empenho da administração municipal que ofereceu duas áreas e se prontificou a buscar uma solução para liberar o atual prédio onde funciona a cadeia pública, no setor B. Coronel Siqueira também mencionou a preocupação do deputado Romoaldo Junior em solucionar o problema da superlotação do local, que tem capacidade para a internação de 70 homens, mas que abriga atualmente pouco mais 170. “A construção de um Centro de Detenção Provisória é de fundamental importância, primeiro para proporcionar aos profissionais que atuam nesse espaço, condições adequadas de trabalho e também condições de dignidade, não só para o recuperando que está aqui custodiado, mas também para o familiar”, assinalou Siqueira Junior, pontuando que o projeto inicial, de 158 vagas, deverá ser ampliado para abrigar até 256 pessoas.

O prefeito Asiel Bezerra disse que o município envidará os esforços necessários para que o futuro espaço contemple a construção do CDP e solucione o problema de modo definitivo. “Estamos empenhados em auxiliar e não poderíamos perder a oportunidade de resolver a questão da atual unidade”, observou.

A atual unidade prisional é funciona em prédio anexo à delegacia de polícia e foi adaptada ao longo dos anos para abrigar detentos, passando por diversas reformas. Mas a estrutura não permite ampliações. De acordo com o secretário, deverão ser aplicados R$ 8 milhões na estrutura prisional. O valor é oriundo de transferência obrigatória do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e está na conta do Fundo Penitenciário Estadual.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top