Capa / Cidades / Depois de doar “cinco” cadeiras de rodas, secretário DE ESTADO vai conhecer programa Passos que Rodam em Paranaíta

Depois de doar “cinco” cadeiras de rodas, secretário DE ESTADO vai conhecer programa Passos que Rodam em Paranaíta

Marcione

O Secretário Adjunto de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Casa Civil do Estado de Mato Grosso, Marcione Mendes de Pinho, juntamente com o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE) Juarez de Almeida Albures, estiveram ontem em Paranaíta conhecendo o Programa Passos que Rodam, que no final de 2015 beneficiou quase 30 cadeirantes do município com cadeiras de rodas motorizadas a custo zero para os cadeirantes inscritos nos programas sociais da prefeitura. Marcione esteve em Alta Floresta onde o Estado doou 5 cadeiras (manuais) ao lar dos Idosos. O presidente do Lar, Lindomar Rosa de Oliveira havia solicitado 15 unidades.

Em Alta Floresta, para justificar o atendimento “em parte” do pedido da instituição lar dos Idosos o subsecretário argumentou que o Sistema Único de Saúde é obrigado a fornecer materiais necessários (e de uso) a todos os portadores de deficiência física.

Em Paranaíta as autoridades ficaram impressionadas com o programa tocado pelo prefeito Tony Rufatto, enalteceram o trabalho.

O presidente do Conselho da Pessoa com deficiência, Juarez de Almeida Albures, se disse encantado com o programa,  “nunca vi um prefeito envolvido com as pessoas com deficiências, como o prefeito Tony, é um momento em que a gente pode contemplar uma realidade de que se você buscar, pode ser possível o gestor fazer às pessoas que precisam de fato, atender as pessoas com dignidade”, afirmou Albures registrando a independência que as pessoas possuidoras de deficiências conseguem  a partir das cadeiras de rodas, tanto as motorizadas, quanto ás mecânicas.

Segundo o Secretário Adjunto Marcione Mendes de Pinho, a viagem até Alta Floresta não contemplava ir até Paranaíta, mas assim que teve informações sobre o programa, pelo presidente do Lar dos Idosos, ele fez questão de ir à Paranaíta conhecer o programa. “Esse projeto é de grande relevância para o país, a independência do gestor do município aonde ele faz uma gestão para as pessoas, é algo inédito, a compra de cadeiras de rodas com recursos próprios do município”, encantou-se, dizendo que pretende levar o modelo do programa Passos que Rodam para todo o estado. “que sirva de exemplo de gestão para pensar nas pessoas”, disse.

O prefeito Tony Rufatto agradeceu a visita que foi viabilizada pelo presidente do Lar, Lindomar Rosa de Oliveira e falou da alegria que ele sentiu ao atender aos cadeirantes. “Pra mim é uma honra estar sendo mentor deste programa, sendo criador deste programa”, disse, recordando que foi procurado por um cadeirante, Antônio, que lhe pediu que comprasse uma cadeira para ele, foi a partir deste pedido que surgiu o programa. “Eu como gestor não poderia comprar uma cadeira só pra ele, então pedi que fizessem um levantamento de todos os cadeirantes do nosso município”, explicou Rufatto, que aponta o Programa como o principal marco da sua primeira gestão a frente do município.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top