Capa / Em Destaque / Adolescente de 14 anos morre de dengue hemorrágica em MT

Adolescente de 14 anos morre de dengue hemorrágica em MT

AedesNortão Online

Um adolescente de 14 anos, faleceu no último final de semana de dengue hemorrágica, em Colíder. O adolescente deu entrada no hospital regional, já apresentando sintomas avançados da doença.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental, Angela Paixão, hoje está sendo realizado um bloqueio, com aplicação do inseticida, em todo o bairro Jardim Universitário, onde o paciente morava.

Dois agentes, com bombas costais, estão realizando o trabalho. Angela ressaltou que o bairro não apresentava grande índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti e foi um caso que se agravou.

“É importante que aos primeiros sinais (febre alta e dor), o paciente procure uma unidade de saúde”, aconselha. Sobre as medidas que serão tomadas, ela explicou que os agentes de combate a endemias vão intensificar o trabalho de casa em casa, mas que depende muito também da própria população.

“É importante que toda a população colabore, acabando com os criadouros do mosquito, fazendo a limpeza constante do quintal. Essa colaboração é primordial”, alerta ela.

O que é Dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com o vírus da dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

A dengue hemorrágica é uma reação grave do organismo ao vírus da dengue que provoca o surgimento de sangramentos, especialmente nos olhos, gengiva, ouvidos e nariz, por exemplo.

Geralmente, a dengue hemorrágica é mais frequente em pacientes que apresentam dengue pela 2ª vez, diferenciando-se por volta do 3º dia com o surgimento de hemorragias após o aparecimento da dor no fundo dos olhos, febre e dor pelo corpo, que são os sintomas da dengue clássica.

A dengue hemorrágica, se tratada a tempo, tem cura e o seu tratamento envolve principalmente o controle da hidratação através de injeção de soro na veia e, por isso, pode ser necessário ficar internado no hospital.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top