Capa / Cidades / Justiça suspende decreto do governo de MT sobre licenciamento ambiental

Justiça suspende decreto do governo de MT sobre licenciamento ambiental

Decreto regularizava atividades agropastoris em imóveis rurais sem licença. Governo deve pagar multa de R$ 200 mil caso descumpra decisão

G1

Em caráter liminar, uma decisão da Justiça Federal suspendeu um decreto do governo de Mato Grosso que instituiu a Autorização Provisória de Funcionamento (APF) de atividades de agricultura e pecuária no estado. O decreto 230/15 regularizava provisoriamente as atividades agropastoris em imóveis rurais e não exigia a Licença Ambiental Única (LAU) para a exploração. A decisão é do juiz Frederico Pereira Martins e foi assinada no dia 2 de setembro.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) informou, por meio de assessoria, que o governo ainda não foi notificado, mas que deve cumprir a decisão.

De acordo com a Justiça Federal, o governo descumpriu a Constituição Federal ao editar o decreto. O magistrado argumenta na decisão, que as normas estaduais servem apenas para suplementar a legislação nacional, mas não deve contrariá-las.

O juiz alega ainda, que a não exigência do licenciamento ambiental prévio para a prática de atividades causadoras de impacto ambiental fere os princípios da Constituição Federal. Isso porque, segundo a decisão, o meio ambiente deve ser protegido e o poder público deve criar políticas públicas para impedir a degradação.

“Agindo na contramão da CF/88, o estado de Mato Grosso permitiu a expedição da APF sem a prévia realização da LAU, deixando ao bel prazer dos particulares a observância das regras de proteção ambiental”, diz trecho da decisão.

Além da suspensão do decreto, o magistrado determina que o estado suspenda, no prazo de até cinco dias, as APF’s já concedidas e deixe de expedir novas autorizações. Caso as determinações sejam descumpridas, o estado deve pagar multa de R$ 200 mil.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top