Capa / Economia / Levantamento para avaliar número de comissionados no TJMT pode levar á demissão de servidores

Levantamento para avaliar número de comissionados no TJMT pode levar á demissão de servidores

Olhar Direto

A coordenadoria de comunicação do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou a realização de um levantamento do percentual de cargos de servidores comissionados na Secretaria do Tribunal. A auditoria pode ocasionar na demissão de diversos funcionários comissionados do TJMT, caso seja constatado número elevado de não-concursados no órgão.

A resolução nº 88/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Lei Estadual nº 8814/2008 exige que 70% dos servidores lotados na Secretaria do Tribunal devem ser efetivos. Apesar das normas terem entrado em vigor em 2008 e 2009 respectivamente, a Coordenadoria de Comunicação do TJ ainda não sabe informar o motivo do atraso na adaptação à lei.

concurso-tj-mt

De acordo com a própria resolução do CNJ, os ocupantes dos cargos comissionados cujo número ultrapassa o previsto deverão ser exonerados em até 90 dias. Se o levantamento apontar uma porcentagem menor do que 70% dos efetivos, o Tribunal será obrigado a realizar as exonerações previstas em lei.

Já a legislação estadual que regulamenta o número de cargos no Poder Judiciário determina que a única exceção às nomeações de livre decisão do presidente do TJMT devem ser os cargos relativos a Secretaria do Tribunal. Para estes casos a “cota” aos concursados é de 70%.

“§ 4º Os cargos de provimento em comissão, definidos nesta lei, são de livre nomeação, designação e exoneração do presidente do Tribunal de Justiça, satisfeitos rigorosamente os requisitos de provimento estabelecidos em lei e reservado, na Secretaria do Tribunal de Justiça, o percentual mínimo de 70% (setenta por cento) das vagas aos servidores efetivos”, diz o parágrafo.

Em nota enviada ao Olhar Jurídico, a Coordenadoria de Comunicação do TJ avisou que “algumas adequações deverão ser feitas pelas coordenadorias”.E também alegou que a medida pretende não só atender ao disposto em lei, mas também valorizar os servidores concursados do Tribunal.} else {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top