Capa / Educação / Capacitação prepara profissionais para diagnosticar malária e doenças de Chagas

Capacitação prepara profissionais para diagnosticar malária e doenças de Chagas

Curso de microscopistas para diagnóstico da malária 18 07 16 (10)Assessoria da UHE São Manoel

Agentes de endemias, profissionais de saúde, estudantes, técnicos de laboratório e de enfermagem participaram, entre os dias 18 e 22 de julho, do curso em diagnóstico laboratorial da malária e Doença de Chagas, no Campus II da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), em Alta Floresta. O objetivo foi preparar os profissionais a visualizarem a presença dos protozoários causadores dessas doenças na corrente sanguínea do paciente.

A partir de aulas teóricas e práticas, conceituais de malária e Doença de Chagas, biossegurança, coleta do sangue e confecção da lâmina de gota espessa, preparo, análise e empacotamento das lâminas para diagnóstico foram assuntos abordados. Para a estudante do curso de Ciências Biológicas, Gisele de Oliveira Tcatch, a capacitação em microscopia reforçará na formação acadêmica e profissional. “Ajudará não só na faculdade, como no meu trabalho no laboratório de endemias”, cita a participante.

Essa atividade é resultado de uma parceria entre a Empresa de Energia São Manoel, a Secretaria Estadual de Saúde por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grossso (Lacen-MT) e a Unemat. A capacitação faz parte da série de ações em atendimento ao Plano de Ação e Controle da Malária da Usina Hidrelétrica São Manoel.} else {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top