Capa / Cidades / UNEMAT teme corte de verba para pesquisa

UNEMAT teme corte de verba para pesquisa

Pedro TaquesFonte: Circuito MT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Mato Grosso (Unemat) lançou nota (confira íntegra abaixo) no fim de semana repudiando uma possível extinção da Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapemat) por parte do Governo do Estado.

No dia 14 de julho, uma reunião entre a reitoria, representantes da Adunemat, DCEs de campi da Unemat, deputados e membros do Governo foi realizada para discutir sobre a reforma administrativa do Estado, e as consequências para Unemat.

Segundo os estudantes, o governo trouxe insegurança quando disse: “Não sei por que existir um fundo de amparo a pesquisa?”. Os estudantes ainda afirmam estarem receosos quanto a extinção ou fusão da fundação.

“O que mais indica um prejuízo para Unemat é extinção ou fusão. Qualquer uma dessas propostas sugerem um retrocesso, da Fapemat (fundação de amparo a pesquisa) e Secretaria de ciência e tecnologia de MT”, diz nota.

Os acadêmicos lembram, ainda, que são instituições que incentivam a produção de conhecimento e tecnologia para o Estado. “E qualquer maneira de reduzir suas ações, seus investimentos, põe a perder anos de trabalho em aprimoramento científico, para, além disso, desenvolvimento do Estado. É indiscutível que essa proposta trará prejuízo, por isso somos radicalmente contra”, completa.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat), Luiz Wanderlei afirma que na conversa entre o governador Pedro Taques (PSDB) e servidores o líder do executivo questionou se para gerenciar um fundo seria necessária uma fundação.

“Com isso, o que ele deixa a entender é que há essa possibilidade de extinção, sim, da Fapemat. Nós entendemos que sem uma equipe passa esse gerenciamento para essa questão do fundo fica comprometida da pesquisa dentro da Universidade”.

Wanderlei explica que a Fapemat é responsável por fomentar projetos de pesquisa na universidade. “Não só para a universidade do Estado, mas também para o IFMT e até para UFMT”.

Outro lado

Segundo assessoria o Governo de Mato Grosso, o diálogo entre Executivo e comunidade acadêmica está aberto. Ainda afirma que não foi dito em algum momento que a Fapemat será fundida ou extinta.

Confira nota na íntegra

Dia 14 de julho ocorreu uma reunião entre a reitoria, representantes da Adunemat, DCEs de campi da Unemat e deputados, secretários e governador do Estado para discutir sobre a reforma administrativa de Mato Grosso e suas consequências para Unemat.

Na reforma, o que mais indica um prejuízo para Unemat é extinção ou fusão, qualquer uma dessas propostas sugerem um retrocesso, da FAPEMAT(fundação de amparo a pesquisa) e Secretaria de ciência e tecnologia de MT.

São instituições que incentivam a produção de conhecimento e tecnologia para nosso estado e qualquer maneira de reduzir suas ações, seus investimentos, põe a perder anos de trabalho em aprimoramento científico, para além disso, desenvolvimento do Estado. É indiscutível que essa proposta trará prejuízo, por isso somos radicalmente contra.

Na reunião, o governo deu a entender com dizeres “não sei porquê existir um fundo de amparo a pesquisa?” Que não pretende manter essa instituições. Enquanto outros secretários dizem que não haverá extinção e desse modo vão nos despistando até encontrarem uma maneira de realizar esse retrocesso sem resistência da nossa parte.

Tememos, acima de tudo, uma tentativa de sucateamento da instituição para promover privatizações, bem como tem sido com a proposta das PPP’s.

O cenário indica que a GREVE dos professores não será apenas pelo calote do RGA, mas também contra essa reforma administrativa do Estado, que prejudica não só os usuários, mas também a função social da Unemat.

Por fim, aguardamos a próxima reunião semana que vem.

O governo prometeu que dia 1 de agosto apresentará a proposta de reforma administrativa.

Convocamos alunos para se engajar contra essa proposta de extinção da FAPEMAT. Compartilhe esse post.

Diretório Central do Estudantes Cáceres- Gestão G.R.I.T.A -2016} else {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top