Capa / Em Destaque / Paineira da 3ª Leste é destaque na imprensa de Sorriso; vídeo no face já ultrapassa 3.000 visualizações

Paineira da 3ª Leste é destaque na imprensa de Sorriso; vídeo no face já ultrapassa 3.000 visualizações

KODAK Digital Still Camera

Da Redação

A repetidora local TV Band, na cidade de Sorriso, apresentou na edição desta terça-feira, 14, uma reportagem produzida pelo repórter e apresentador Miro Ribeiro, mostrando a paineira localizada na comunidade 3ª Leste em Alta Floresta.

Miro, que já atuou na imprensa de Alta Floresta na década de 80 e 90, e que atualmente reside na cidade de Sorriso, veio à cidade em que deu os primeiros passos na imprensa, na companhia de familiares e de uma jovem integrante do programa rotário de intercambio, cuja origem é o México, Karen. O objetivo da visita, além de passar horas agradáveis ao lado de familiares e amigos, era mostrar Alta Floresta à intercambista.

Dentre os pontos turísticos visitados, como o avião DC Doglas, a paineira foi o que mais chamou a atenção, a ponto de se resolver registrar o momento em uma reportagem.

O vídeo com a reportagem sobre a paineira, circula na rede de computadores através do facebook e já ultrapassou a casa das 3.000 visualizações em poucas horas, além de muitos compartilhamentos. De fato, a imponência da árvore chama a atenção de quem tem a oportunidade de visitá-la.

Os interessados em conhecer esta maravilha da natureza, podem fazê-lo sem muito sacrifício. Da entrada da cidade até a sua localização, na Comunidade Santa Cruz das Paineiras, na Terceira Leste, zona rural de Alta Floresta, a distância é de aproximadamente 20 km, 13 dos quais em asfalto pela MT 208. Já na estrada rural, o visitante deve ficar atento até encontrar a escola estadual Mundo Novo. Dali até a paineira são cerca de três quilômetros.

O acesso, no entanto, não é facilmente visualizado. A melhor sugestão, para quem não conhece o trajeto, é esperar um morador passar e indicar o caminho, que é feito por um estreito corredor dentro da floresta. Como a estrada é bem movimentada, a espera por um morador não dura mais do que cinco minutos.

E toda a dificuldade compensa, quando se está embaixo da paineira, arvore imponente e que gera aos visitantes uma sensação de calma e espiritualidade incontestável.

Vale a pena, é mais uma das belezas naturais de Alta Floresta.

Informações técnicas
Ceiba pentandra, conhecida como Sumaúma ou Paineira, está localizada na zona rural de Alta Floresta. É uma das maiores árvores da Amazônia e encanta por sua beleza e porte. Foi uma árvore muito explorada na época em que o setor madeireiro era o pilar da economia da região, apesar de possuir madeira macia e leve sua utilização era bastante aceitável para a produção de laminas de madeira de compensados.

Devido sua grande exigência de luz, a regeneração natural da planta não é abundante, ainda que ela gere um grande número de sementes. A reprodução natural da espécie é melhor sucedida em terrenos agrícolas abandonados.

Os indígenas da Amazónia consideram-na a “mãe-das-árvores”, as suas raízes tubulares são também chamadas de sapopembas, que em determinadas épocas rebentam irrigando toda a área em torno dela e o reino vegetal que a circunda.

É conhecida como “Árvore da Vida” ou a “escada do céu”, o seu diâmetro de porte belo e majestoso unido às sapopembas (raízes), muitas vezes formam verdadeiros compartimentos, transformados em habitações pelos indígenas, caboclos e sertanejos.

Ao sobrevoar a região amazônica, qualquer um, mesmo sem conhecer a árvore é capaz de a identificar e captar a sua energia.

A sua altura, porte e beleza é o destaque na imensidão da flora amazônica.4

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top