Capa / Cidades / Vacinação contra febre aftosa deve imunizar mais de 2 milhões de bovinos na regional de Alta Floresta

Vacinação contra febre aftosa deve imunizar mais de 2 milhões de bovinos na regional de Alta Floresta

Vacinação febre aftosa maio 2016Da Redação com
Assessoria

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começou neste domingo, 1º, e encerra no dia 31 de maio. A previsão é de imunizar 12 milhões de cabeças de gado em todo o estado. Somente na regional de Alta Floresta são mais de 2 milhões de bovinos e bubalinos.
Nesta etapa, o produtor deve vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de 0 a 24 meses de idade. Em 2015 o Estado de Mato Grosso conseguiu vacinar 99, 59% do rebanho, a regional de Alta Floresta que é composto por seis municípios: Alta Floresta, Apiácas, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta, vacinou 99,93% do rebanho existente.
O município de Alta Floresta possui o 4º maior rebanho do estado com aproximadamente 713 mil cabeças, perdendo somente para os municípios de Juara, Vila Bela da Santíssima Trindade e Cárceres.
O secretário adjunto de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Alexandre Possebon, destacou que o Estado mantém há 20 anos, o status de área livre de febre aftosa devido ao comprometimento do produtor rural.
“O pecuarista já tomou ciência da importância de manter o Estado livre de febre aftosa e agora estamos passando para uma nova fase. Com o Imac (Instituto Mato-Grossense da Carne) queremos aumentar a renda e valorizar a carne produzida em Mato Grosso. A vacinação é o que dá suporte para conseguirmos fazer esse trabalho”.
LIVRE DE AFTOSA COM VACINAÇÃO
Mato Grosso comemora em 2016 a marca de 20 anos de área livre de febre aftosa com vacinação, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O Estado é o detentor do maior rebanho bovino comercial do país, com 29,2 milhões de cabeças.
O produtor rural já pode se dirigir a uma loja licenciada pelo Indea para adquirir a vacina. A comunicação da vacinação precisa ser feita até 10 de junho, nos escritórios do Indea localizados em todos os municípios mato-grossenses. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.
Quem não vacinar o rebanho dentro do período da campanha pagará multa de 2,25 em UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top