Capa / Cidades / Adjunto de Transparência e Combate a Corrupção pede pra sair do governo Taques

Adjunto de Transparência e Combate a Corrupção pede pra sair do governo Taques

TaquesÁlvaro Lucas do Amaral pediu exoneração após o episódio dos CD’s piratas

Muvuca Popular

O Secretário Adjunto do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Álvaro Lucas do Amaral, teve sua exoneração publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira,11.
Amaral é servidor aposentado. Nos bastidores, comenta-se que o episódio dos CD’s piratas precipitou sua saída, além da permanência da titular, Adriana Vandoni, na pasta, já que ela desistiu de ser candidata a vereadora e perdeu o prazo de desincompatibilização.
A Secretária já não vinha dando conta de manter nem a transparência que existia nos governos anteriores. Para se ter uma ideia, em 2016 a remuneração dos servidores não foi publicada uma única vez, sendo que a última é de dezembro de 2015. Os repasses constantes no sistema de contabilidade não especifica para onde está indo o dinheiro do estado. Em janeiro deste ano, por exemplo, foi transferido R$ 70 mil para o próprio gabinete da secretária, sem especificação do que foi pago.
Além disso, o portal transparência que deveria ser a coqueluche deste governo, não tem sido atualizado. Falta informações até sobre as diárias que o estado paga desde 2015 e remuneração dos servidores, algo que não ocorria desde quando foi criado, no governo anterior.
Vandoni vem colecionando situações incômodas desde que entrou no governo. E não conseguiu, sequer, imprimir a palavra Compliance, um conceito do qual pretendia ser a “mãe”.
Com um orçamento de mais de R$ 3 milhões à disposição, Vandoni tinha a missão de estabelecer este novo conceito no estado, onde o contribuinte, ou investidor, acreditassem que em MT se cultiva a ética, ou confiança, de que no estado transformado se observa as regras, que nos negócios são vivas e não letra morta.
A falta de publicidade nas ações menores do estado, e não somente as midiáticas, por si só já solapava qualquer tentativa de se dizer transparente. À mulher de César não basta ser honesta deve parecer honesta. Comprometido, o gabinete sofre mais uma baixa. Com o episódio dos CD’s piratas sendo vendidos no Palácio por sua chefe de gabinete, a situação ficou ainda mais desconfortável.
Há quem defenda que a honrosa atitude de Álvaro seja estendida e todos do gabinete, tido como um mero cabide de emprego, e todos também peçam para sair.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top