Capa / Cultura / LIXO NAS RUAS: Péssimo hábito emporcalha cidade

LIXO NAS RUAS: Péssimo hábito emporcalha cidade

Lixo já foi retirado do local

Dionéia Martins

Todos os dias a população de Alta Floresta produz quilos e mais quilos de lixo, seja em casa, no trabalho ou na rua. O que fazemos com o lixo que produzimos é de responsabilidade de cada um de nós, pelo menos de acondicionar em sacos e depositar em uma lixeira para que o poder público faça o recolhimento e dê a devida destinação.
O que chamou a atenção da nossa redação foi o lixo espalhado em uma área em frente à rodoviária, a nossa reportagem apurou que esse lixo é deixado por trabalhadores das hidrelétricas, que quando veem para cidade deixam o lixo nos canteiros. São marmitas com restos de comida, litros de bebidas, sacolas plásticas, entre outros.
A quantidade de copos descartáveis espalhados em frente a uma igreja no setor J, também chama a atenção, todo esse lixo além de emporcalhar a cidade, são recipientes de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A população cobra do poder público o devido recolhimento do lixo e reclamam da cidade suja, mas jogam o lixo na rua. O que observamos diariamente é lixo espalhados pelos “quatro cantos” da cidade. Palito de picolé, bituca de cigarro, garrafas de bebida, sacolas plásticas, papéis, enfim, uma infinidade de lixo.
Jogar lixo na rua é um péssimo hábito e falta de educação. Esse mau hábito passa despercebido por muitos no dia a dia, e deixa a cidade com aspecto de suja, além de entupir as galerias fluviais.
Alguns tipos de lixo, como copos plásticos e latinhas, podem acumular água, virando criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Tudo bem que faltam lixeiras pela cidade, mas não custa o cidadão se conscientizar e abandonar essa cultura de jogar o lixo nas ruas, levando o seu lixo com você até encontrar uma lixeira.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top