Lindomar Leal
Assessoria da PMAF
A Prefeitura de Alta Floresta adquiriu no mês de fevereiro 13.930 toneladas de Emulsão Asfáltica de Ruptura Lenta (EARL), a fim de manter o asfalto das ruas e avenidas em perfeitas condições de trafegabilidade e assim reforçar a Operação Tapa-buraco das vias pavimentadas. A aquisição foi o resultado de um investimento de R$28.510,11 (vinte e oito mil, quinhentos e dez reais e onze centavos).
A intensa movimentação de veículos, somada ao período chuvoso, tem castigado o asfalto, principalmente as pavimentações mais antigas, no entanto, a Secretaria Municipal de Infraestrutura mantém uma equipe permanente para a restauração dos pontos mais críticos, a fim de tapar os buracos e valetas que estão atrapalhando o fluxo de veículos.
A emulsão, adquirida pela prefeitura, serve tanto para vedar a base do buraco antes da aplicação do material, como a superfície depois que o buraco for tampado, e ainda serve para preparar a massa asfáltica.
A equipe da Secretaria de Infraestrutura é formada por oito funcionários e utiliza um caminhão tanque para transportar o material betuminoso, um trator com carreta para o transporte do pedrisco e do pó de pedra, além de um rolo compactador, para eliminar os buracos e resolver o problema.
Somente este ano, dezenas de ruas e avenidas em diferentes bairros e setores da cidade já foram recuperadas, como, por exemplo, as Avenidas Júlio Campos, Minas Gerais, Robson Silva e Mato Grosso, a Perimetral Rogério Silva, a Rua dos Esportes, as vias dos Setores “A”, “B”,”D”, “E” , “H”e as avenidas principais do bairro Cidade Bela.