Capa / Educação / Cartório realiza biometria em Alta Floresta

Cartório realiza biometria em Alta Floresta

GEDSC DIGITAL CAMERA

Dionéia Martins

As eleições de 2016 acontecerão no primeiro domingo de outubro, dia 02, nas eleições municipais os eleitores de todo o Brasil vão eleger o comando das prefeituras e a composição das câmaras de vereadores. Em Alta Floresta este ano as urnas serão biométricas, o que vai garantir mais segurança e transparência para o eleitor.
Embora a migração para biometria não seja obrigatório, o cartório eleitoral de Alta Floresta está atualizando os cadastros dos eleitores que procurarem por algum motivo. Nesse início de ano a procura aumentou principalmente porque o programa bolsa família faz essa exigência.
“A procura no começo do ano está elevada em função de algumas necessidades como cadastro de bolsa família, para fins de matricula em faculdade ou rematrículas inclusive também para regularizar CPF”, disse o Analista Judiciário Gustavo Leandro Martins Santos.
Para atualizar o cadastro ou migrar para a biometria, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral munido dos documentos pessoais, (RG, CPF, comprovante de endereço, titulo de eleitor), no horário das 7:30 às 13:30 horas.
Já para quem vai fazer o título pela primeira vez, os documentos são os mesmos citado acima e se for homem também o comprovante do alistamento militar ou reservista. Os jovens a partir dos 16 anos já podem votar, sendo o voto facultativo até os 18 anos, após completar esta idade o voto é obrigatório.
Mas o eleitor deve ficar atento ao prazo para realizar transferência, alteração e novos títulos. O prazo encerra no dia 04 de maio. Após esta data, será possível apenas a emissão da segunda via.
Quem não votou nas últimas eleições, o prazo para justificar já acabou, mas o eleitor ainda pode votar nas próximas eleições, para isso basta procurar o cartório eleitoral e retirar a guia com a multa e pagar, o valor é de R$ 3,51 por turno.
No entanto, se o eleitor não votou nas últimas três eleições ou mais ele pode regularizar a situação. “Se a pessoa ficou três eleições consecutivas sem votar além de retirar a guia de multa ela tem que fazer a operação de revisão” , esclarece Gustavo Leandro.
Para evitar tumulto nos últimos dias o eleitor deve procurar o quanto antes o cartório eleitoral. Os novos títulos já vão está no sistema biométrico, e demora em torno de 15 minutos para ficar pronto.
Segundo Gustavo Leandro no último dia do fechamento de cadastro a procura aumenta e a fila fica gigante gerando reclamação.
“As pessoas reclamam da demora que demanda pra fazer a operação e na verdade a culpa não foi nossa porque ficamos muito tempo a disposição pro eleitor procurar, e ele não procura como deveria”, alerta o analista recomendando que as pessoas procurem o quanto antes o cartório eleitoral.
Nos últimos cinco meses o cartório eleitoral de Alta Floresta realizou 1.470 operações, destes 629 são de novos cadastros de eleitores. Em 2012 o município tinha 36.912 eleitores, até hoje já são 718 eleitores a mais do que na última eleição municipal.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top