Capa / Cidades / Flores contra a dengue: Profissionais da saúde de AF farão a distribuição gratuita de sementes hoje

Flores contra a dengue: Profissionais da saúde de AF farão a distribuição gratuita de sementes hoje

67dcbb6548fcaaeafe6b95a13e92965a_XL (1)Eliza Gund/ Nativa News

Em um momento onde se fala em prevenção de uma epidemia de dengue, e com as novas doenças que ocupam as mídias, a febre chikungunya e Zika Vírus, uma nova arma no combate ao mosquito Aedes Aegipty vem tomando proporções em vários estados, e em Alta Floresta um grupo de profissionais da saúde pública se reuniram e farão a distribuição de sementes.
São flores amarelas, um repelente natural de combate ao mosquito causador da dengue, a Crotalária Juncea, uma leguminosa, tipicamente plantada após a retirada das produções em lavouras, um tipo de adubação verde. Vinda da lavoura, a Crotalária vem ganhando cada vez mais espaço nos jardins de casas e empresas. Isso porque descobriu-se nela uma poderosa arma biológica para o controle da dengue.
Após a doação de 40 quilos da semente da planta Crotalária, surgiu a iniciativa. “Então a ideia foi dos enfermeiros da unidade Santa Barbara e Bezerra de Menezes do setor G. Nosso enfermeiro conseguiu as sementes através do pai dele, que fez a doação pra nossa unidade de saúde. Daí então os enfermeiros da unidade tiveram a ideia de fazermos uma ação para distribuir as sementes”, relatou a agente comunitária Mirlene, frisando que a equipe das agentes de saúde juntamente com os enfermeiros se uniram e embalaram as semente para a distribuição.
A agente de saúde destaca a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde nesta iniciativa, que acontece paralela ao mutirão de limpeza que teve início na última semana. “Foi uma iniciativa da nossa unidade de saúde dos nossos enfermeiros Fabio e Fernanda Maltezo. Pedimos pra que todos que puderem irem até o local para estar adquirindo suas sementes Vamos fazer esse dia “D” na segunda, 18, no Kinfuku centro e em frente a Câmara Municipal no período da manhã. Pretendemos abranger o máximo de pessoas possível”, pontua Mirlene.
Entenda como a Crotalária se desenvolve para combater a dengue:
A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti.
Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.
Mas, atenção! As outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados em casa ou na empresa permanecem. Fique atento!

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top