Capa / Estaduais / SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ

Confirmados três casos de doença mortal associada ao zika vírus em MT

Um dos pacientes faleceu no dia 27 de novembro. Os outros dois ainda estão internados, em tratamento. Apesar desta síndrome ser incurável, há medicamentos que podem amenizar os sintomas

Repórter MT

Um laudo médico, expedido pelo Hospital Regional de Rondonópolis, confirmou a internação de três pacientes que, nos últimos dias, desenvolveram a Síndrome de Guillain-Barré, doença grave, autoimune, associada a diversos agentes, entre eles o zika vírus.

Um dos pacientes faleceu no dia 27 de novembro. Os outros dois ainda estão internados, em tratamento. Apesar desta síndrome ser incurável, há medicamentos que podem amenizar os sintomas, como a dor, a paralisia nos membros inferiores e superiores e a letargia.

O que se sabe sobre a Guillain-Barré é que pode surgir após uma infecção do trato respiratório e digestivo. Raramente, cirurgia recente ou vacinação pode desencadear a síndrome em que o sistema imunológico da pessoa enferma começa a atacar os nervos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis informou que os três pacientes não são da cidade, e sim da região, e também que ainda está sendo investigado se eles tiveram zika.

Em Rondonópolis, também por associação ao zika vírus, já há 67 casos suspeitos de microcefalia, ou seja, bebês que nascem com deformação cerebral, capaz de afetar fisicamente e intelectualmente a criança.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse ao  que ainda não tomou providências emergenciais quanto às ocorrências de Guillain-Barré, porque ainda não recebeu a notificação formal dos casos.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top