Capa / Cidades / GREVE DOS MÉDICOS INSS: Em Alta Floresta cerca de 480 perícias deixaram de ser feitas mensalmente

GREVE DOS MÉDICOS INSS: Em Alta Floresta cerca de 480 perícias deixaram de ser feitas mensalmente

253510Aos trabalhadores que necessitam passar por uma perícia médica, enfrentam um grave problema, a greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).Em mato grosso a greve iniciou em julho, os profissionais reivindicam maior segurança nas agências, concurso e redução da carga horária semanal de trabalho.

Em casos de doença ou acidentes de trabalho, os afastamentos precisam ser acompanhados pelo recebimento dos direitos, mas os usuários têm tido que esperar meses para conseguir uma consulta com um médico perito. Em outros casos, os usuários têm tido que remarcar as consultas inúmeras vezes devido à greve. A unidade do INSS de Alta Floresta atende os seis municípios da região, e atualmente conta com oito estagiários, 13 profissionais sendo oito concursados e dois médicos peritos, que antes do período da greve atendiam em média 24 pessoas por dia.

Atualmente, o tempo médio de espera para uma perícia é de 61 dias, antes da greve era de 25 dias. A agência do INSS estima que em Alta Floresta cerca de 480 perícias mensais não tenham sido feitas por força da greve. A falta de atendimento compromete a vida de trabalhadores que necessitam ter comprovada sua necessidade de receber os benefícios do INSS aos quais tem direito.

O encarregado de terraplanagem da Quebec engenharia, Diego dos Santos Costa de 25 anos, fez a cerca de 60 dias uma cirurgia de retirada de vesícula e pegou um atestado de 60 dias, porém a empresa paga apenas os 15 primeiros dias, os restantes são pagos pelo INSS, para Diego o que fica é o sentimento de indignação.“Na minha parte todo mês vem descontado quase mil reais de encargos sociais, INSS e no momento que eu mais preciso não resolve”, disse Diego indignado, pois devido a não conseguir o benefício se viu obrigado a voltar ao trabalho antes do fim período de recuperação.

Assim como Diego outras pessoas estão na mesma situação não só em Alta Floresta, mas em todo país. Em todo o país a greve afeta milhões de brasileiros que precisam passar pela perícia para conseguir o auxilio doença, aposentadoria por invalidez, entre outros casos. A estimativa da Associação Nacional dos Médicos Peritos é que em todo o país aproximadamente 1 milhão e quinhentas mil perícias foram adiadas. Os funcionários do INSS reivindicam reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público emelhoria das condições de trabalho.}

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top