Capa / Cidades / Vigilância redobra trabalhos em relação à dengue e se previne quanto ao ZikaVírus

Vigilância redobra trabalhos em relação à dengue e se previne quanto ao ZikaVírus

Silvio 2Carlos Alberto de Lima

Assessoria da PMAF

Apesar da constatação de que os índices, tanto epidemiológicos como entomológicos, em relação à dengue em 2015 estejam muitoabaixo de anosanteriores, é sempre uma preocupação e, embora a Vigilância Ambiental desenvolva o trabalho o ano todo, nessa época em que inicia o período das chuvas a preocupação deveserredobrada.

E nesse redobrar de preocupação não está apenas otrabalho de visitasdomiciliares,inspeção, eliminação de focos criadouros,mas “os moradores devem fazer asua parte, limpando seus quintais, mantendo caixas d’água fechadas, calhas limpas, para que nãoacumulem água e todo otrabalho da vigilância não seja em vão”.

A recomendação é do coordenador da Vigilância Ambiental de Alta Floresta, Silvio Cardoso, que a cerca de 20 dias teve que recorrer ao Ministério Público para que os agentes pudessem adentrar uma residência. “O morador alegou que a casa era dele e quem mandava era ele”, recorda. E, pasmem, no local foi encontradolarvas.

O Departamento de VigilânciaAmbiental também está atento ao zika vírusque, na boleia da dengue e da chikungunya é o mais novo filho do mosquito Aedes aegypti, alardeado no nordeste e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já admitiu sua relação com a microcefalia, uma doença neurológicarara em que a cabeça da criança (e por sua vezo cérebro) é bem menor que a deoutras de mesma idade e sexo.

“É um vírus novo que começou nonordeste, principalmente Pernambuco, e a nossa a preocupação écom pessoas que venham para o município. Aqui ainda não temos o vírus, mas temos o mosquito transmissor”, frisa o coordenador ambiental, acrescentando que está sendo feito o bloqueionas portas de chegada do município, para que isso não aconteça, “porque pode acontecer, mas estamosfazendo anossa parte”.

Para finalizar Silvio Cardoso reforça que oovo do mosquito resisteaté um ano fora da água e com aprimeira água ele pode eclodir e se tornar larva e um possível transmissor e que “aquela idéia de água limpa já caiupor terra, hoje ele se prolifera em qualquer recipiente”.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top