Capa / Cidades / Aneel autoriza “Teles Pires” a gerar energia; só falta a linha

Aneel autoriza “Teles Pires” a gerar energia; só falta a linha

Sonotícias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) declarou como apta para funcionamento comercial a unidade geradora 4 (do total de 5) da Usina Hidrelétrica Teles Pires, em construção no rio Teles Pires, entre Paranaíta e Jacareacanga (PA).  Ela tem 364 MW de capacidade instalada e a operação em fase de testes e comercial poderá ser realizada, conforme a publicação, somente após o término das obras de responsabilidade do agente de transmissão. São estimados R$ 4 bilhões em investimentos.

Em nota eviada ao Só Notícias, a usina informou só pode operar comercialmente a turbina, após a Matrinchã (consórcio) entregar a Linha de Transmissão. A princípio estava previsto para ontem, mas eles adiaram para 3 de outubro. “Isso é apenas a Linha até a Subestação de Cláudia que vai transmitir apenas a energia de uma turbina. Cerca de 364 Megawatts”, apontou. “A previsão da Matrinchã para entregar o trecho completo, ou seja, de Paranaíta até Ribeirãozinho é para final de outubro ou começo de novembro”, acrescentou.

O governo federal prevê para este ano início da operação da usina, em relatório do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) relativo ao primeiro semestre deste ano. Ela leilão em 2010 com potência instalada de 1.820 MW. O reservatório (lago) ocupa áreas dos dois municípios próximos ao empreendimento. No Pará, 16% de Jacareacanga e em Mato Grosso, 84% de Paranaíta. O lago formado pela barragem tem cerca de 70 km de comprimento no rio Teles Pires e ocupa uma área de 150 km², com um espelho d’água de 135,6 km² e uma área inundada de 95,0 km², o que equivale a 0,052 km² por megawatts gerado de área inundada.

Segundo a concessionária, toda energia gerada pela UHE Teles Pires seguirá por uma linha de transmissão de uso restrito, de 7,5 km, que se conectará na SE Coletora Norte. A conexão ao Sistema Interligado Nacional – SIN, será através de uma linha de transmissão de 500 KV, que terá seu ponto de conexão ao SIN na SE Ribeirãozinho em Mato Grosso, divisa com o estado de Goiás.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top