Capa / Cidades / 1400 alunos da rede pública participaram de palestras sobre educação no trânsito

1400 alunos da rede pública participaram de palestras sobre educação no trânsito

Lindomar Leal

 

 

1400 alunos da rede pública participaram de palestras sobre educação no trânsitoSe a educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo, como disse Nelson Mandela, ela também pode ser poderosa para reduzir a violência no trânsito. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes no trânsito são a terceira causa de morte no mundo, ficando atrás apenas das doenças cardíacas e câncer. No Brasil o trânsito mata mais que câncer.

Preocupada com o crescimento do índice de acidentes no trânsito, a Prefeitura de Alta Floresta vem desenvolvendo ações educativas e de conscientização, com o objetivo de contribuir para mudar esta realidade. A sinalização horizontal das avenidas centrais da cidade, incluindo a pintura de faixas de pedestres e a implantação de tachas e tachões refletivos é a mais recente obra voltada para segurança no trânsito.

As palestras educativas é outra ação de contato direto com o público-alvo e visa conscientizar condutores e pedestres sobre o comportamento correto no trânsito, sobretudo, respeitar a sinalização. De acordo com o agente Hernandes Gomes ,pelo menos 1400 alunos da rede pública de Alta Floresta, com idade a partir de 6 anos, já participaram de palestras educativas e orientativas. “O nosso papel é social, de conscientização e vamos estender estas ações para o maior número possível de escolas, mas também vamos levar isso para as ruas, vamos checar se as orientações que estamos passando foram assimiladas e estão sendo praticadas pelos condutores e pedestres”, informou.

Na noite de segunda-feira (28.09) mais de 200 alunos do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), localizada no Setor “G”, participaram da palestra. Durante uma hora e meia os alunos receberam orientações sobre o uso de acessórios obrigatórios de segurança, como o capacete e o cinto de segurança, e assistiram vídeos educativos que mostraram situações corriqueiras do cotidiano que implicam em infração por desrespeitar a sinalização.

O diretor do CEJA, Odercides da Silva, considerou a palestra importante principalmente porque a maioria dos alunos são condutores. “Essa palestra foi importante porque ajudou a sanar muitas dúvidas, mas é importante os alunos coloquem em prática, pois é uma forma de contribuir para melhorar o trânsito”, disse ao concluir que a negligência e a imprudência dos condutores tem sido os principais fatores de acidentes de trânsito no município.

O supervisor de trânsito Messias Araújo disse que essas atividades vão se estender até 2016. “É um trabalho que tem que ser bem assimilado pela população, principalmente pela comunidade escolar, porque mostra a forma correta de como as pessoas tem que se comportar no trânsito, visto que temos um trânsito muito violento no nosso município. Então, não vai adiantar nada esse trabalho de educação no trânsito se os alunos guardar esse ensinamento na mochila e não praticar no dia a dia”, ressaltou.

Blitz fiscalizadoras e punitivas deverão ser realizadas após o trabalho de educação e conscientização. “Esse trabalho de educação não é válido se não tiver uma fiscalização efetiva no trânsito, então com o trabalho de educação e uma fiscalização punitiva, acredito ser possível atingir o objetivo que é diminuir o índice de acidentes no nosso município”, acrescentou Messias.

(Assessoria de Comunicação / Secretaria de Infraestrutura)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top