Capa / Educação / Projeto de Combate às Drogas vai até JBS

Projeto de Combate às Drogas vai até JBS

Carlos Alberto de Lima 

 

Projeto de Combate às Drogas vai até JBS 1O Frigorífico JBS está vivendo a sua VI Semana Interna de Prevenção a Acidente do Trabalho (SIPAT), onde algumas atividades relacionadas à saúde do trabalhador, como campanhas de prevenção, combate às drogas, ao alcoolismo etc. estão sendo desenvolvidas.

Na terça-feira, 22, o servidor público da Secretaria de Saúde e coordenador do Programa Saúde na Escola, Claudiomiro Vieira esteve na SIPAT palestrando sobre o tema “Drogas: o prazer que destrói famílias, profissões, sonhos, vidas. O prazer que mata”.

Vinícius Furtado engenheiro da Segurança do Trabalho do JBS comentou sobre a participação dos funcionários na palestra. “A gente tem hoje cerca de 600 funcionários, metade dos funcionários compareceu, umas 300 pessoas e foi bacana o envolvimento, promover essa orientação que o Claudiomiro nos passou, mostrando que os caminhos das drogas realmente não é um caminho legal”.

O palestrante Claudiomiro Vieira fez um balanço do trabalho por ele desenvolvido: “Fazendo um balanço dos trabalhos desenvolvidos desde maio, quando do lançamento do projeto Unidos Contras as Drogas que eu coordeno, mas lembrando que são mais de 20 parceiros, entre eles o Judiciário, através da doutora Janaina Dezanetti, o Ministério Público através da doutora Liane Chaves, a Defensoria Pública através do defensor doutor Paulo Marquezini, entre outros profissionais da área Judiciária”, frisou Claudiomiro.

Vieira computou nesse período – de maio até a presente data – 58 atividades entre palestras e reuniões abordando a questão das drogas lícitas e ilícitas, em 09 estabelecimentos de ensino, e frigorífico JBS, totalizando um público atendido de 2.450 pessoas com reuniões e palestras de cunho preventivo.

Claudiomiro também avaliou sua palestra na VI SIPAT do JBS. “Apesar do curto espaço de tempo, conseguimos passar uma mensagem básica sobre o grande problema de saúde pública que são as drogas. Temos hoje no Brasil 748 mortes por dia, uma morte a cada 2 minutos”, revelou Vieira.

O mais intrigante segundo Claudiomiro é que, em relação às drogas ilícitas que são a maconha, a cocaína, o craque, entre outras, só entra dentro dessa contabilidade as mortes por overdose. Mortes por acidente de trânsito, devido ao efeito das drogas, não fazem parte dessa estatística.

E têm ainda as mortes por degeneração do corpo humano, o envelhecimento precoce e as mortes prematuras, por assassinato ou suicídios.

A Organização Mundial de Saúde tem uma expectativa de vida de apenas 25 anos pra quem é usuário.

Assessoria Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Alta Floresta

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top